segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pela sétima vez consecutiva, a marca Itaú é reconhecida como a mais valiosa no Brasil pela consultoria Interbrand, pioneira no desenvolvimento do método de avaliação de marcas, sendo avaliada em R$ 20,651 bilhões.

O valor quase 100% superior ao apresentado em 2008 (R$ 10,552 bi), data do último ranking. 
Para chegar ao valor de cada marca a Interbrand as avalia sob a ótica do desempenho financeiro, assim como os analistas financeiros aferem outros ativos das empresas: medindo a capacidade que elas têm de capturar a preferência dos consumidores e a probabilidade de geração de receitas futuras. Nessa perspectiva a marca é entendida como ativo fundamental no conjunto de informações financeiras, atributos e valores das corporações. 

De acordo com a consultoria, entre os fatores avaliados que mais contribuíram para a valorização da marca Itaú destacam-se os resultados financeiros crescentes e consistentes, a consolidação progressiva das operações como um ban co múltiplo sob a marca corporativa Itaú e a forte atuação do banco com questões ligadas à sustentabilidade. A bem-sucedida fusão com o Unibanco, em 2008, também é um importante fator da grande valorização da marca nos últimos anos. O ranking de 2010 traz as 25 marcas mais valiosas do País com base em informações públicas de cerca de 100 empresas brasileiras de capital aberto que atendem aos critérios do estudo. Os quesitos base da avaliação são solidez financeira, impacto da marca junto ao consumidor e potencial para geração de lucro. A gestão da marca Itaú é um processo contínuo iniciado há mais de 30 anos e constitui hoje atividade estruturada, que envolve o marketing, a comunicação corporativa e todas as áreas de negócios e de apoio. 

O trabalho é ancorado na realização de pesquisas de percepção que buscam entender os atributos que caracterizam o Itaú e a utilização desses conceitos na comunicação e uso da marca. “A consolidação e a valorização da marca Itaú é fruto de um constante trabalho de imagem atrelado à preocupação em oferecer produtos e serviços inovadores e de qualidade. Temos consciência de que um dos principais ativos do banco hoje é a marca, sinônimo de valores como solidez, modernidade, transparência, ética e sustentabilidade”, afirma Fernando Chacon, diretor-executivo de marketing do Itaú, em nota à imprensa.

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