quarta-feira, 2 de junho de 2010

As Havaianas aproveitam a proximidade do verão no hemisfério norte para lançar uma nova campanha internacional.

As Havaianas aproveitam a proximidade do verão no hemisfério norte para lançar uma nova campanha internacional. Simples, colorida e alegre, a estratégia de comunicação criada inicialmente para os Estados Unidos será veiculada também em outros países nos quais a marca Havaianas é comercializada (exceto na Europa). Algumas mensagens começam a ser publicadas em revista norte-americanas. No Brasil, anúncios estão sendo inseridos em datas ou edições especiais.

Nos belísismos trabalhos publicitários, “brotam” ilustrações de pares de Havaianas que traduzem os valores da marca. Traços simples feitos à mão dão forma a elementos que refletem as características do produto, como o bom humor, a alegria, a liberdade e a diversão.


Cada anúncio recorre a um objeto para mostrar as sandálias. Num deles, ela representa uma banana. Em outro, um sapato se solta da sola e se descobre que há uma sandália ali dentro explodindo em cor ao ser libertada. Em uma das mensagens impressas exclusivas para os EUA, as cores escapam de um táxi da cidade, o característico yellow cab.

A direção de arte da campanha é de Marcello Serpa, Julio Andery, Luiz Sanches, Marcus Sulzbacher e Eric Benitez. Os anúncios veiculados até agora no Brasil têm títulos de Marcelo Nogueira. Nos EUA, eles são da BBDO NY.

Na imagem abaixo, podemos ver  uma das empenas pintadas numa parede do Soho, bairro de New York.


A AlmapBBDO atende à conta de Havaianas desde 1994 e é responsável pela comunicação mundial da marca desde 2008.

No início, os anúncios idealizados para o Brasil eram veiculados em revistas internacionais, em português, causando impacto e levando a brasilidade a esses leitores estrangeiros.

Em seguida, as campanhas passaram a ser criadas especialmente para cada mercado, obedecendo às particularidades culturais de cada país e à maturidade da marca Havaianas no mercado local, mas mantendo sempre a identidade da marca.

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