quarta-feira, 2 de junho de 2010

O endomarketing na era da competitividade

Luciano Santos*
Há muito tempo fala-se sobre a necessidade de investir na formação e na satisfação dos funcionários como ferramenta para incremento no desempenho das empresas. Primeiro houve uma (re) valorização do departamento e dos profissionais de Recursos Humanos. E o que presenciamos agora é uma verdadeira mudança de postura na relação entre estes e os demais setores das companhias mais antenadas.

Saímos da era da entrevista e da mediação para um patamar onde os profissionais de RH são participantes ativos nos planos e processos de alcance de metas, ajudando a desenvolver estratégias, colaborando com o marketing, vendas e produção. Entre os clientes de minha agência, posso identificar claramente a mudança, pois hoje, somos cada vez mais solicitados para criar e desenvolver campanhas de endomarketing, que vão muito além dos house-organs.

Há inclusive uma delas, tradicional fabricante de medicamentos, cujos investimentos em ações de endomarketing se tornaram parte do budget, com campanhas mensais criadas exclusivamente para “uso interno”. Não é preciso muito dinheiro – às vezes, sem nenhum Real a mais, é possível melhorar. O mais importante de tudo é mostrar a quem trabalha para você o quanto ele é importante. Para citar mais um exemplo, esse mesmo cliente descobriu que o casual day, ou seja, trabalhar sem terno ou paletó fez a produtividade aumentar.

E, para provar que santo de casa tem sim que fazer milagres, aqui na Blend Comunicação, também temos – e valorizamos muito – o endomarketing. Com ações como half-days off, reuniões mensais com todos os departamentos para ouvirmos o que nossos funcionários esperam da empresa, prêmios por participação e, claro, mais calor nas relações profissionais. Para as empresas que têm aplicado esse novo modelo de administração – inclusive a minha, sobram motivos para comemorar.

Há aumento na produtividade, menor turnover de empregados e um maior clima de satisfação no ar. Ou seja: o capital humano, até bem pouco tempo atrás, visto como algo intangível, passa a ter alto valor. O resultado disso pode mensurado na curva de vendas, melhor aproveitamento dos recursos, na imagem de marca e dos produtos para o mercado como um todo. Essa nova verdade vale para empresas de qualquer porte, tenham elas dez ou 10.000 funcionários.  

* Luciano Santos é publicitário, diretor de planejamento e sócio da agência Blend Comunicação.

Fonte: Promoview

Nenhum comentário:

Postar um comentário