quarta-feira, 2 de junho de 2010

O Oi Futuro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro firmaram parceria nos 10 anos de atuação do programa de educação e inclusão digital Oi Tonomundo.

A iniciativa faz parte do constante processo de atualização do programa, a fim de garantir a aplicação de uma metodologia de ensino avançada e eficiente para educadores e estudantes. O Oi Tonomundo (www.tonomundo.org.br) foi lançado em 2001 e desde 2004 é multiplicado sob forma de política pública em escolas municipais e estaduais no Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Pará. Hoje, o programa está presente em 683 instituições públicas de ensino em todo o Brasil. 

A parceria prevê a criação de um novo ambiente virtual e conteúdos de aprendizagem pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ e conta com a participação de 40 profissionais da Universidade das áreas de educação, tecnologia, psicologia e neuropedagogia, com especializações em educação a distância, metodologia de pesquisa, avaliação escolar e games educativos, entre outras. A coordenadora do Projeto por parte do NCE, a pesquisadora Claudia Motta, destaca que esta é uma grande oportunidade de colocar em prática, em grande escala, todo um conhecimento acadêmico acumulado ao longo de quase três décadas de pesquisa. 

O Oi Tonomundo contribui para a melhoria da qualidade da educação no Brasil, por meio do desenvolvimento de programas destinados a crianças e jovens de escolas públicas, que incorporam as novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. 

O programa é desenvolvido através de uma comunidade virtual que conta com a participação de escolas das diferentes regiões do país e formação à distância de professores das escolas. “Estamos muito satisfeitos com a parceria, pois acreditamos que a participação do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ e seus profissionais têm muito a acrescentar ao programa, que vive em constante processo de inovação”, afirma Samara Werner, diretora de Educação do Oi Futuro, em nota à imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário