sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Perfil da rede social é o novo currículo

Cada vez mais empresas utilizam redes sociais para buscar profissionais no mercado. Saiba aproveitar essa tendência

Seu perfil do Facebook, Myspace, ou Orkut e as opiniões postadas no seu Twitter e blog formam seu novo currículo. Pesquisa do site Jobvite.com apontou que 68% das empresas pelo mundo já utilizam redes de relacionamento para dar suporte à seleção de candidatos. Segundo o site, o Linkedin é o mais usado em processos de recrutamento: usado por 95% das empresas. Facebook fica em segundo, com 59% e o Twitter em terceiro com 42%.

Segundo Priscila D´Addio, gerente de Negócios e Relacionamento da Career Center, consultoria especializada em gestão de RH, além de custo – muito mais barato ou sem custo algum –, com essa nova forma de seleção, o recrutador consegue avaliar o perfil pessoal além de validar com algumas pessoas de referência as competências do candidato. “Nada substitui a entrevista presencial, mas esta nova forma de busca permite ao entrevistador trazer os profissionais bem mais adequados para a entrevista”, observa.

Quem quer aproveitar a rede para ficar “bem na fita”, uma das dicas de Priscila é deixar o perfil sempre atualizado e público (para que possa aparecer em outras ferramentas de busca). Solicitar recomendações ou indicações dos contatos da sua rede, principalmente de ex-colegas ou ex-chefes, pode dar credibilidade ao seu perfil. Acompanhe outras dicas para cada rede social:

- Linkedin:
diversos recrutadores procuram talentos nesse site. Mantenha sempre atualizado o “professional headline”: aqui é possível dar atenção especial para as competências profissionais. É importante utilizar palavras-chave para se destacar nas buscas. Vale exercitar o lado ‘marketeiro’, por exemplo: troque “Auditor Sênior da Ernest&Young” por “Auditor Interno para uma das 100 empresas listadas na Fortune”.

- Facebook: esse site de relacionamento é um dos mais consultados pelas empresas, o que pode ser bom, pois gera maior visibilidade profissional. É possível publicar interesses e conhecimentos, portanto busque aproveitar a sua expertise e fazer conexão a grupos e discussões nos quais possa expressar seus conhecimentos. Mas tome cuidado com as comunidades as quais você pertence e com os comentários que publica. Pode ser que tenha alguma empresa de olho no perfil. Nunca se sabe quem pode fazer uma busca profissional.

- Twitter:
mesmo sendo um site de micromensagens é possível focar na expertise e nos conhecimentos, informações mais importantes do que pensamentos pontuais de ‘pós-almoço’. É importante fazer um perfil com nome, link, localização e um minicurrículo. Siga pessoas do mercado de atuação de seu interesse ou no qual gostaria de trabalhar. Seja verdadeiro e íntegro, pois há diversas pessoas seguindo seu perfil no twitter.

- Blog: essa é uma das ferramentas estratégicas para demonstrar o conhecimento sobre determinado assunto, bem como sentimentos e pensamentos. Se o objetivo é divulgar o blog abertamente, é imprescindível ter uma boa redação, consistência e credibilidade nos textos.

Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/canais/recursos-humanos/perfil-da-rede-social-e-o-novo-curriculo/view

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