sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CHILE, MUITO MAIS QUE UM EXPORTADOR DE COBRE

O Chile tem uma longa experiência e tradição tanto na exploração mineira como no processamento e industrialização de seus produtos derivados. De fato, é o principal país com reservas mundiais de cobre, com uma variedade importante de minerais metálicos e não metálicos. É também um dos principais exportadores de cobre, não só a respeito de cátodos, mas também de manufaturas. E ainda que para este ano se preveja uma diminuição nas exportações mineiras devido à crise econômica, a atividade já começa a dar amostras de recuperação.

Os grandes projetos mineiros que o Chile implementou nas últimas décadas contaram com o apoio de uma indústria nacional de pequenas e médias empresas capazes de fornecer soluções eficientes, especializadas, integrais e de alta tecnologia, que colocam à disposição dos diferentes processos da atividade mineira. São os denominados “fornecedores da mineração”.

Depois de vários anos de contínuas melhorias, hoje eles são capazes de oferecer uma variada oferta de bens e serviços exportáveis que cumprem com os padrões de qualidade exigidos pelos grandes mercados mundiais, competindo abertamente com países como Estados Unidos, Austrália, Canadá, África do Sul ou Suécia.

Assim, essas empresas chegaram a ser líderes em algumas linhas de produtos e serviços, como, por exemplo, martelos de perfuração, máquinas portáteis de sondagem, barras de grande diâmetro, estrutura e caldeiraria pesada, auxiliares de detonação, elementos de fortificação e estabilização de rochas, entre outros.

Trata-se de empresas que já exportam aos mais exigentes mercados do mundo e, em particular, a países com e sem tradição mineira da América Latina. A proximidade geográfica com estes mercados torna mais atrativo o desenvolvimento desta atividade, considerando, além disso, a complementaridade com a oferta das empresas do setor na região e o potencial de desenvolvimento da mineração em muitíssimos países latino-americanos.

Soma-se ao acima citado a tradição mineira chilena que se estabelece como o melhor aval das empresas fornecedoras chilenas para o setor, se consideramos que muitos projetos nacionais contam com investimentos externos de grandes companhias que exigem uma excelência em qualidade e serviços associados, igual à empresa estatal Codelco, reconhecida internacionalmente.

Mangas de ventilação e de ventiladores elétricos, correias transportadoras, explosivos, pás carregadoras de carga frontal, tubos flexíveis de plástico, fabricantes de filtros, de elementos de sujeição, perfuradoras hidráulicas, serviços de engenharia, empresas dedicadas à montagem e construção, utensílios e equipamentos para perfuração, são alguns dos bens e serviços que esta indústria chilena pode oferecer hoje ao mundo.

Outras empresas se especializaram na fabricação e exportação de equipamentos de sondagem, martelos e barras de perfuração de grande diâmetro, equipamentos de aço inoxidável, malhas de poliuretano e borrachas, filtros, serviços de detonação, brocas, elementos de fortificação e tubulação em geral.

Podemos garantir que se trata de uma oferta exportável de qualidade, com volumes de produção que permitem um processo de internacionalização responsável. Empresas que também cumprem rigorosas normas quanto à saúde e segurança de seus trabalhadores, o que se traduz na responsabilidade social.

O Brasil também é um país mineiro por excelência na América Latina e, portanto, podemos chegar a ter uma complementaridade muito boa com suas empresas, sempre dispostas a inovar e conhecer novas ofertas para o desenvolvimento de negócios bilaterais.

A presença do Chile na Exposibram 2009, uma das feiras mineiras mais importantes do mundo, que termina nesta quinta-feira, 24 de setembro, foi uma excelente oportunidade para que o amplo mercado brasileiro conhecesse a oferta exportável da nação. Esperamos que sejam gerados mais negócios e surjam novas ideias para contribuir a levar à prática a integração econômica em nosso continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário