terça-feira, 15 de setembro de 2009

PERFORMANCE GENIAL DA HP ABRE TELAS PARA O CONSUMIDOR DO FUTURO

Uma boa estratégia de comunicação não começa sem um bom diferencial. Há quem imagine que o diferencial toma corpo unicamente pela via conceitual, “filosofado” por um time de publicitários, visto que, nos dias de hoje, poucos são os detalhes que diferenciam produtos nos pontos-de-venda, em razão dos avanços cumulativos e rápidos da tecnologia. Em muitos casos, não há mesmo outra solução para se atingir a diferenciação senão um inteligente conceito, associado à personalidade construída pela marca a partir de relacionamentos com diversas comunidades, inclusive ultrapassando-se os limites das esferas de seu público-alvo. Todavia, braços cruzados em áreas de marketing, à espera de, praticamente, um milagre a ser feito por santos da publicidade e das áreas de relações públicas – e cá pra nós, nesses ramos, santos não existem, como todos sabem – para que um diferencial se sustente sem que o produto precise mexer, nele próprio, uma palha para atingir metas de share of mind e vendas, não tem link com a realidade do século XXI. Quem já tomou consciência do fato? Muitas empresas, entre elas a HP, fornecedora de tecnologia a consumidores, empresas e instituições no mundo todo (infra-estrutura de TV, serviços mundiais, computação pessoal e corporativa, impressão e imagens).




Sua liderança mundial em comercialização de computadores, por exemplo, está atrelada ao seu poder de oferecer qualidade, preço e tecnologia de ponta, além de bom atendimento pós-venda, porém, os quatro itens, por incrível que pareça, não sustentariam tamanho sucesso se a companhia sediada nos Estados Unidos, mas presente em mais de 175 países, não soubesse ir além ao se posicionar de modo diferenciado em seu competitivo mercado, no qual a concorrência vive em guerra, seja no campo das pesquisas, dos segredos tecnológicos, seja nos PDVs, na luta pela preferência dos consumidores.

Na América Latina, a marca decidiu ser arrojada ao ir de encontro aos desejos essencialmente do público jovem, na área de consumo pessoal, para entregar mais que compromisso com expertise tecnológico ao fazer do design seu principal aliado não somente no campo da argumentação aspiracional, mas, fundamentalmente, na fabricação das linhas de produtos, que vêm recebendo “toques” especiais para corresponderem, em detalhes e no conjunto, à fome de beleza e sede de praticidade que estão andando juntas, por aí, no momento da decisão de compra. Diante de um notebook tablet HP com tecnologia multi-toch fica fácil entender por que a marca pode assumir o conceito “Toque o futuro”, aliado à assinatura “Finalmente o computador ficou pessoal”.

Tendo, portanto, o design como elemento integrante do oxigênio que a HP respira – pesquisas detectam, aliás, que o design é um entre os cinco principais fatores que influenciam na decisão de compra de um computador pessoal –, não soa esquisito, nem falso, a aproximação da marca com o universo artístico, os setores da moda, o cult, a cultura em geral. Muito pelo contrário. A estratégia tem se mostrado absolutamente pertinente e certeira na conquista de novos clientes e fortalecimento da imagem da marca, aos cuidados da agência de publicidade McCann Erickson. Aproximação que não se restringe ao discurso da propaganda, pois, a companhia tem sabido dar a devida importância à comunicação de marketing, buscando valor agregado por intermédio de ações de experimentação e relacionamento mais íntimo com marca, atividades nas quais se faz acompanhar de parceiros especializados, como a Ability.

Neste 10 de setembro, por exemplo, a HP fortaleceu ainda mais essa estratégia, apresentando-se como patrocinadora, no Brasil, do Fashion´s Night Out, uma celebração global à moda idealizada pela revista Vogue, sob inspiração de Anna Wintour, editora-chefe da publicação. O evento tomou corpo, simultaneamente, em 13 capitais, de três continentes. Puro glamour temperado por boas oportunidades de fomentar negócios e atrair a atenção de um público com bom poder aquisitivo, como os frequentadores da Rua Oscar Freire e do Shopping Iguatemi, na capital paulista.
À tarde, um encontro com a imprensa, no Café Armani, no próprio Iguatemi, preparou o clima para a participação da companhia na celebração com os HP Performáticos, no atrium do shopping, minishows de áurea fashion e mergulho tecnológico no futuro com a supertela touchscreen.

Segundo Ana Freitag, gerente de marketing de consumo da HP, os resultados de estratégias do gênero têm atingido com amplitude as expectativas da marca que, em paralelo, continua investindo nas mídias tradicionais para falar aos diversos segmentos de público-alvo de suas linhas de produtos. A executiva falou com exclusividade ao Portal da Propaganda, em vídeo que pode ser assistido na TV Portal, onde também postamos as imagens da ação performática na noite do Fashion´s Night Out. Na entrevista, Freitag conta com minúcias como vem sendo planejado e executado o trabalho da área de marketing da HP no Brasil, já reconhecido como um case de sucesso e elementos referenciais para todo o mercado.

Fonte: http://www.portaldapropaganda.com/comunicacao/2009/09/0007

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