terça-feira, 15 de setembro de 2009

Chega de desrespeito!




Com 27 anos de atuação na capacitação e inclusão de pessoas com deficiência, a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) lança a campanha "Movimento pelo respeito", com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade a uma mudança de comportamento no tratamento de pessoas com deficiência.


Segundo a presidente da Avape (www.avape.com.br), Sylvia Cury, a campanha visa estimular a sociedade a ter respeito pela pessoa com deficiência. “Com este movimento queremos deixar evidente que todos nós temos deficiências, e que em algumas pessoas elas são mais visíveis que em outras. A principal mensagem que queremos passar é que a falta de respeito é uma deficiência grave”, explica, em comunicado ao Portal da Propaganda.

Com o ‘Movimento Avape pelo respeito’, a organização quer gerar visibilidade à causa, conseguindo a aceitação da sociedade e obtendo mais adeptos por meio da prática da cidadania, mudança de comportamento por meio da sensibilização, conscientização e respeito. “Nossa ideia é que as pessoas tomem consciência de suas atitudes e diminuam os atos de desrespeito com as pessoas com deficiência, pois hoje é muito comum nos depararmos, por exemplo, com a utilização incorreta das vagas de estacionamento destinadas aos deficientes e também o desrespeito com as rampas de acesso”, enfatiza Cury.

O filme da campanha mostra um carro estacionado numa rua comercial e, atrás deste veículo, uma cadeirante tentando subir numa calçada. Apesar da extrema dificuldade, depois de algumas tentativas ela consegue e continua o seu trajeto. Um homem aparece caminhando em direção ao carro. Ele é o motorista do veículo estacionado. Quando o carro sai da vaga é possível ver uma rampa de acesso, que por conta do estacionamento irregular do veículo, bloqueou a passagem da cadeirante.

Para veiculação da campanha, foram previstos recursos de acessibilidade como: LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas com deficiência auditiva, e audiodescrição, ferramenta utilizada para pessoas com deficiência visual, que ao apertar a tecla Sap da TV, narra as cenas para que estas pessoas possam acompanhar o filme.

Os dados mais recentes sobre a população brasileira foram colhidos no Censo do IBGE em 2000. De acordo o levantamento, existem cerca de 24,5 milhões de pessoas com deficiência no Brasil ou 14,5% da população total. Desses, 8,3% possuem deficiência mental, 4,1% deficiência física, 22,9% deficiência motora, 48,1% deficiência visual e 16,7% deficiência auditiva.

Segundo estimativas publicadas no site do MEC, 30% das deficiências são causadas por doenças em geral, 20% por problemas congênitos, 20% por desnutrição, 7% por acidentes domésticos, 5,5% por acidentes de trânsito, 2,5% devido a acidentes de trabalho e 15% por outras causas.

A campanha, constituída de comercial para TV e mídia impressa, foi criada pela Full Jazz Propaganda e pela The Key, especializada em temas de interesse público, empresas do Grupo Full Jazz. Os parceiros de produção, que realizaram este trabalho em caráter pro bono foram as Produtoras Cine e Panela.

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