quinta-feira, 15 de julho de 2010

Lula exibe primeiro óleo do pré-sal de Baleia Franca

Presidente participou da primeira extração em Baleia Franca

 
 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva exibe o primeiro óleo do pré-sal, coletado hoje na plataforma de Baleia Franca, no litoral do ES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exibiu hoje o primeiro óleo coletado da camada pré-sal de Baleia Franca, localizado a cerca de 85 quilômetros da cidade de Anchieta (ES), na Bacia de Campos. Segundo a Petrobras, o poço vai produzir cerca de 13 mil barris de petróleo por dia (bpd). O petróleo é leve, estimado em 29 graus API. A previsão da Petrobras é de que o poço atinja a capacidade máxima, de 20 mil bpd, ainda em 2010. 

A produção foi iniciada por meio da conexão da plataforma (FPSO) Capixaba ao poço 6-BFR-1-ESS. O FPSO Capixaba é afretado para a Petrobras pela empresa SBM e operava anteriormente no Campo de Golfinho. "Para aproveitar a oportunidade de antecipação de produção dos Campos de Cachalote e Baleia Franca, foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma para viabilizar a instalação no Parque das Baleias", esclareceu ontem a companhia, em comunicado.

Segundo a estatal, o projeto adotará tecnologias pioneiras, concebidas para operar nas condições geológicas do pré-sal. Entre elas, novos modelos de risers flexíveis (tubulações para o escoamento de petróleo que ligam o poço à plataforma) e novas soluções tecnológicas para colocar os poços em produção (completação). "O uso dessas tecnologias permite a melhoria da eficiência operacional e representa um novo passo no desenvolvimento dos reservatórios do pré-sal."
 
Por Época NEGÓCIOS Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário