terça-feira, 27 de julho de 2010

Campanhas ganharam espaço no Twitter durante o Mundial

Pesquisa da Predicta mensurou o impacto das ações publicitárias na rede social

Uma das grandes constatações do levantamento foi o poder de interação de conteúdo que o Twitter proporciona
 
São Paulo - A Predicta, consultoria especializada no comportamento do consumidor nos meios digitais, realizou uma análise durante a Copa do Mundo para mensurar o impacto das ações publicitárias em relação aos usuários de redes sociais. Intitulado "Copa das marcas", o estudo teve como principal objetivo compreender como as grandes marcas seriam percebidas pelos brasileiros no Twitter durante o torneio.
Uma das grandes constatações do levantamento foi o poder de interação de conteúdo que a rede proporciona, ao contrário de outros meios de comunicação, que funcionam como via de mão única. Como exemplo, foi apontado o caso do anúncio equivocado do Extra publicado a Folha de S.Paulo, que "eliminava" a Seleção Brasileira após sua vitória contra o Chile. A marca percebeu a quantidade de pessoas comentando pelo assunto e pode agir rapidamente, até com a participação de Abílio Diniz, para que a credibilidade da empresa não fosse ferida.

Outra percepção obtida foi em relação às mensagens durante os intervalos dos jogos. As menções sobre as marcas nesse período foram maiores que durante a partida. Após o jogo de eliminação do Brasil, o volume de menções sobre as marcas foi ainda maior: os usuários utilizaram a rede social para reclamar sobre o fato de as empresas já terem os anúncios da eliminação prontos. "Sabemos que nas fases eliminatórias a produção de campanhas para a vitória e para a eliminação são comuns. Porém, durante esse mundial conseguimos perceber o quanto essa prática do mercado publicitário incomoda as pessoas, que encararam o fato como um 'agouro' e utilizaram as redes sociais para reclamar", afirma André Freitas, diretor de novos negócios da Predicta.

A consultoria uniu duas áreas de expertise: produtos e inteligência para realizar a medição. A captura dos tweets foi realizada diariamente por intermédio da ferramenta Radian6. Na sequência, o setor de inteligência avaliou o material, racionalizou e categorizou os dados. Foi necessário criar indicadores específicos para ponderar o volume de tweets, as características de cada um e a afinidade com a campanha veiculada. No total, foram analisados, ao longo de um mês, cerca de 300 mil tweets que mencionavam as marcas monitoradas. Confira abaixo o ranking das marcas mais admiradas, lembradas e populares:

Marcas mais admiradas
PosiçãoMarcaPorcentagem
1Adidas95,26%
2Visa94,81%
3Coca-Cola93,16%
4Sony91,95%
5Brahma91,09%
6McDonald's86,40%
7Pepsi86,24%
8Seara82,43%
9Volkswagen79,59%
10Itaú70,53%

Share of voice
PosiçãoMarcaPorcentagem
1Coca-Cola20,73%
2Nike13,97%
3McDonald's9,67%
4Sony9,55%

Marcas mais populares
PosiçãoMarcaPorcentagem
1Seara41,76%
2Vivo17,26%
3Adidas14,29%
4Itaú12,27%

Fonte: Portal Exame
http://portalexame.abril.com.br/marketing/noticias/campanhas-ganharam-espaco-twitter-durante-mundial-582156.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário