quarta-feira, 7 de outubro de 2009

UNILEVER COMEMORA 80 ANOS COM MAIOR PROMOÇÃO DO BRASIL

O dia 4 de outubro foi especial para a Unilever porque marcou o aniversário oficial da empresa no Brasil e o início da promoção “Unilever 80 anos, 80 dias de prêmios para você” em que o prêmio final será o maior já oferecido no País para um único ganhador: R$ 2 milhões. Além disso, durante esses 80 dias, serão realizados dois sorteios diários de R$ 10 mil e dois semanais de R$ 100 mil.

Trata-se ainda da primeira ação promocional unificada da companhia com a participação de 10 marcas do seu portfolio. Na compra de qualquer produto das linhas Ades, Axe, Dove, Hellmanns, Lux, Omo, Seda, Rexona, Kibon e Knorr, o consumidor pode enviar um torpedo para o número 80800 e responder à pergunta: “Qual empresa traz vitalidade para sua vida há 80 anos?”. A participação pode acontecer também pelo site www.unilever80anos.com.br.

“Essa é uma data muito especial para nós. Chegamos aos 80 anos de Brasil com o compromisso cada vez mais forte de levar vitalidade para a vida das pessoas. É fundamental celebrarmos esse momento com nossos consumidores, colaboradores e todos aqueles que fizeram parte dessa história”, declara Kees Kruythoff, presidente da Unilever.

E a celebração chega ainda ao ponto-de-venda. Durante a comemoração dos 80 anos mais de 20 mil lojas em todo País terão os produtos Unilever com visibilidade diferenciada: serão terminais, pontas de gôndolas e ilhas com tamanho superior aos 20 metros de comprimento – ação inédita da operação brasileira que é a única a trabalhar sua marca corporativa no mundo.

Para viabilizar a promoção, a companhia envolveu suas 12 fábricas e todos os funcionários para codificar quase um bilhão de produtos. Durante os dois meses de ação são esperados mais de 20 milhões de torpedos participantes.

Estratégia de marketing e comunicação

A promoção “Unilever 80 anos, 80 dias de prêmios para você” tem criação e realização conjunta das agências Bullet, responsável pelo planejamento e operacionalização do projeto; F.biz, que cuida do gerenciamento do sistema de participação via SMS e planejamento de mídia digital; e Ogilvy, que assina idealização da campanha e é responsável pelo planejamento estratégico de comunicação.

“As promoções por SMS e web têm um resultado muito maior do que as campanhas realizadas por carta”, afirma Marcelo Castelo, diretor de negócios para área de móbile da F.biz. Ele salienta ainda que, com este tipo de plataforma, a empresa terá um controle online dos resultados. Além do desenvolvimento das ferramentas de participação, a F.biz também, é responsável pela estratégia e planejamento de mídia digital da comunicação. Fazem parte deste plano, os maiores portais web, ações em redes sociais e parcerias com as operadoras de telefonia móvel.

Para que promoção tenha maior credibilidade, o consumidor poderá por meio do site, consultar os códigos já enviados e ainda assistir a transmissão ao vivo dos sorteios diários. Já os sorteios semanais e o grande prêmio final serão exibidos no Domingão do Faustão.

Para Fernando Figueiredo, presidente da Bullet, este é um projeto que revoluciona na forma de participação e na premiação, que é a maior já dada ao consumidor. “A Bullet trabalha com a Unilever há 21 anos. E o nosso envolvimento neste projeto nos deixa muito orgulhosos, principalmente pela iniciativa desta empresa que é um ícone no mercado brasileiro e sempre esteve à frente com inovações”, enfatiza o executivo. A Bullet assina o planejamento e a operacionalização em todo o Brasil.

A construção da marca corporativa da Unilever ganhou impulso em 2004, a partir do trabalho realizado pela Ogilvy & Mather em parceria com a Unilever. Esse plano consistente, realizado ao longo dos últimos cinco anos, credenciou a Ogilvy & Mather a ser a agência escolhida para elaborar o plano de comunicação da maior estratégia promocional da história do Brasil: “Unilever 80 anos, 80 dias de prêmios pra você”. A promoção comemora os 80 anos da companhia no país de uma forma tão grandiosa quanto o próprio significado da data.

Ancorada pelo apresentador Fausto Silva, a ação será comunicada por meio de dois filmes de 30", um filme de 15", spots de 15" e ações de merchandising no programa Domingão do Faustão durante todo o período da promoção, além de anúncios em jornais e revistas. A campanha conta com um plano de mídia impactante e de ampla cobertura e visibilidade nacionais. “A escolha do apresentador Fausto Silva foi natural, pela relevância e adequação do apresentador com o consumidor brasileiro e com os consumidores das diferentes marcas da Unilever”, explica Fernando Musa, diretor-geral da Ogilvy & Mather. Além de uma sugestão da agência, foi também uma escolha sinalizada pelos próprios consumidores nas pesquisas feitas para testar a mecânica da promoção.

“Unimos a marca Unilever com 10 de seus maiores produtos, permitindo que a empresa comemore esses 80 anos junto com os seus consumidores por meio da entrega do maior prêmio individual já oferecido em uma ação promocional no País”, acrescenta Musa. A presença da Unilever na casa das pessoas estará ainda mais forte até dezembro, não só pelos produtos já consumidos, como agora também pelas diversas ações e projetos realizados pela companhia, que serão apresentados todos os domingos, no programa Domingão do Faustão.

A Unilever

Com cerca de 12 mil funcionários, a Unilever Brasil encerrou o ano de 2008 com um faturamento bruto de R$ 10,290 bilhões, mantendo-se como a terceira maior operação da Unilever no mundo, atrás somente dos Estados Unidos e Inglaterra. O faturamento global da companhia em 2008 foi de 40,5 bilhões de euros. Além disso, é a segunda maior anunciante do País, com investimentos de R$ 1,748 bilhão em propaganda, em 2008, um aumento de 22,9 % em relação ao ano anterior.

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