sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Que tal comprar uma HDTV por apenas US$ 9,99

A americana Best Buy erra no preço de TV em seu site, não honra a venda e assiste o boca-a-boca negativo na web se espalhar

Primeiro, ela errou o preço. Depois, não honrou a venda do produto. As duas derrapadas terminaram com um olho roxo para a Best Buy. Tudo bem, errar é humano, mas os twitteiros não perdoam.

Há poucos dias o website dessa gigante dos eletroeletrônicos americana anunciou uma HDTV de 52 polegadas pela bagatela de US$ 9,99 – seu preço normal é US$ 1.600,00. Claro, a pechincha foi captada pelo radar dos mais antenados, que soltaram o “furo” em blogs e Twitter. Assim que a empresa percebeu o erro, corrigiu o preço e informou que não honraria as vendas. Aqueles que compraram até mais de uma TV (pelo preço dava para comprar várias) e receberam o email em seguida confirmando a compra, ainda ficaram em dúvida se seu pedido seria aceito. Mas não. A empresa divulgou um pedido de desculpas formal e devolveu os valores pagos aos consumidores.

Caso parecido aconteceu aqui no Brasil com a Magazine Luiza, que também por um erro de digitação no site anunciava os videogames Nintendo Wii e Playstation 3 por R$ 30 e R$ 160, respectivamente. A notícia se espalhou com a velocidade da luz entre os gamers mais afoitos. Mesma coisa. A empresa pediu desculpas pelo erro e não honrou as vendas, alegando que está protegida pela lei ao tomar tal atitude.

Nos dois casos, as empresas erraram, se desculparam pelo erro, mas o bloco já estava na rua. Faltou uma estratégia de gerenciamento de risco – afinal surpreender e depois frustrar o consumidor pode ser considerado um risco. Estando ou não dentro da lei, essas empresas ficaram com suas marcas associadas a frases como “não cumpre o que promete” pela web afora. Deu razão, o Twitter viraliza o boca-a-boca negativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário