quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vida de produtor de eventos – por Eduardo Domit

Bem longe do que parece ser, um produtor de eventos tem por finalidade o planejamento, a organização de logística, a percepção de detalhes e a execução dos projetos aflorados na pele.

Lembro-me quando iniciei minha carreira, dos meus primeiros jobs, era uma correria frenética (não que hoje não seja), mas era um mundo novo que eu estava tendo a oportunidade de conhecer. Se aprende muito na fase em que se inicia na área. Aprende com seus erros, com erros dos outros e assim vai.

Ouve-se por aí, que o produtor tem uma vida glamourosa, requintada, ganha muito bem, etc. Para alguns pode ser verdade, mas na grande maioria, a profissão se torna algo massante, sem vida, sem tempo. Hoje, com pouco mais de quatro anos na profissão, sinto pena daqueles que começam a trabalhar com produção de eventos, acreditando que será cheio de festas, amigos, dinheiro, e não por amor.

Grande parte dos profissionais que conheço na área, após algum tempo, encaram os trabalhos como algo entediante, chato e muitas vezes até repugnante. Pessoas que iniciam na carreira sem ao menos ter gosto pela coisa, não continuam por mais de quinze anos.

A primeira coisa é fazer o que ama, e eu sou apaixonado, viciado, compulsivo e vidrado em eventos. Fazer o que gosta faz você realizar suas tarefas de forma prazerosa, abrindo mão de muitas coisas para a execução de um projeto.

Não existe palavras ou sensações que possam expressar aquele sentimento que se sente após semanas sem dormir, vivendo de McDonald’s, não ter tempo pra nada, mas no final do evento ver tudo realizado.

Não posso afirmar que o trabalho seja sempre mil maravilhas, muito pelo contrário, você sempre terá problemas, situações que saíram do planejado, afinal, a palavra “eventualidades”, deriva da palavra “Evento”.

É preciso analisar detalhes, riscos, probabilidades e clima, nunca se esqueça do clima. Ele pode ser seu amigo, ou seu pior inimigo.

Continuamente tenho aprendido cada vez mais nessa área e cada vez mais me apaixonando. Claro, que nesse aprendizado, sempre terá um puxão de orelha aqui, outro ali, mas sendo sincero, é alucinante ver a sua própria evolução.

Com o tempo seu repertório aumenta e seu conhecimento técnico e operacional lhe ajudam a organizar toda a sua vida e não apenas seus eventos.

Vale frisar que se você pretende entrar na área, esteja disposto à:

Se entregar de corpo e alma;
Amar o trabalho;
Aprender;
Estudar;
Opinar.

*Eduardo Domit é produtor de eventos.
Fonte: Site Promoview
http://www.promoview.com.br/canais/vida-de-produtor-de-eventos-por-eduardo-domit/

Nenhum comentário:

Postar um comentário