quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pulmão gigante chega a Curitiba

O “Tour Pelo Pulmão” chega a Curitiba (PR), após meses excursionando pelo País. A exposição do inflável de 190 m2, que reproduz em detalhes o pulmão humano, é promovida pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). “O objetivo é esclarecer a população leiga sobre as principais doenças que acometem o pulmão, respectivos tratamentos, bem como esclarecer dúvidas sobre o tabagismo e realizar em fumantes o exame de espirometria”, afirma dra. Lêda Maria Rabelo, presidente da Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas.

O 'pulmão gigante' deverá passar ainda por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), São Luis (MA), Fortaleza (CE), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS), já receberam o Tour Pelo Pulmão, que segue ainda este ano para Cuiabá (MT) e Belém (PA).

“O inflável é dividido em salas nas quais é possível assistir a vídeos com explicações sobre as principais doenças que acometem o sistema respiratório e visualizar texturas específicas de cada uma delas. Durante o tour no interior dos pulmões, pneumologistas acompanharão os visitantes prestando esclarecimentos e tirando dúvidas”, explica dra. Leda.

A iniciativa faz parte do projeto Ano do Pulmão 2010, que reúne sociedades médicas de diversos países em prol da saúde respiratória, alertando a população para as diversas doenças relacionadas ao pulmão e ao sistema respiratório, e destacando a importância do diagnóstico precoce, medidas preventivas e as principais áreas de atuação do médico pneumologista.

Os eventos relacionados ao Ano do Pulmão também pretendem chamar a atenção globalmente para a importância do pulmão na tentativa de reduzir a morbidade e mortalidade por doenças respiratórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário