sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ministro da cultura abre edital de patrocínios culturais

O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, abriu o edital 2011 para o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou do lançamento oficial do programa, no dia 08/11, no Oi Futuro no Flamengo.

Diante do teatro lotado, o ministro falou sobre a missão do Estado de abrir as portas para o acesso à cultura. “A cultura não é só arte, é produção simbólica. Muita coisa boa pode ser feita com a ajuda da sociedade e da iniciativa privada”, disse Juca Ferreira.

O evento também teve a participação da superintendente da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Mariana Várzea, do subsecretário da Democratização e Difusão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Humberto Araújo, da diretora de cultura do Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves e do diretor institucional do Oi Futuro, José Zunga.

O programa de 2011 destinará recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais e municipais de incentivo à cultura. O objetivo da iniciativa é estimular a produção artística no Brasil, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional. As inscrições para o processo de seleção estarão disponíveis até 13/12 no site ou www.oi.com.br. Artistas e produtores culturais podem concorrer com mais de um projeto.

Para Maria Arlete, diretora de Cultura do Oi Futuro, o quadro social do País pode ser revertido por intermédio de programas como o Oi Patrocínios Culturais Incentivados. “O Oi Futuro tem o compromisso com a diversidade cultural brasileira e desenvolve, apóia e patrocina projetos e ações inovadoras”, disse Arlete.

Por meio de conceitos como ”acesso” e “inovação”, o programa incentiva iniciativas que valorizem talentos regionais e que possibilitem o intercâmbio de idéias e a convergência entre arte e tecnologia. Também são considerados como aspectos relevantes a capacidade de formação de novas platéias, a criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas.

Mais de 950 projetos em segmentos variados, como teatro, danças, festivais, artes visuais e cinema, já foram contemplados, atingindo um público estimado de 13 milhões de espectadores.

Seguindo o mesmo modelo das últimas edições, o Oi Futuro será responsável pela gestão do programa. As propostas serão avaliadas por comissões especializadas em cada uma das áreas culturais e o resultado será divulgado no site do Oi Futuro, em data a ser definida. Os projetos terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação dos certificados válidos nas Leis de Incentivo à Cultura.

Em 2010, a Oi selecionou por meio do programa 259 projetos culturais, com investimento de cerca de R$ 40 milhões, em diversos estados. Entre as iniciativas selecionadas, há mostras de cinema e artes visuais, longa-metragens, obras de teatro, shows de música, festivais de dança, novas tecnologias, cultura popular, literatura e patrimônio. Os projetos selecionados na edição passada do programa concorreram com mais de 5.300 mil propostas inscritas dos diferentes estados, das diversas regiões do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário