segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fundador da Semp Toshiba ganha biografia

Livro “Ensina-me a Ensinar” relata a trajetória empresarial e de vida, ao longo de 80 anos, do controlador da joint venture nipo-brasileira

Sob o comando de Elias Awad, jornalista, escritor biógrafo e palestrante de eventos corporativos, está a história empresarial e pessoal de Affonso Brandão Hennel, fundador e atual presidente do Conselho Consultivo da Semp Toshiba. A biografia do empresário foi compilada na obra intitulada "Ensina-me a ensinar", pela editora Novo Século.

Segundo Elias Awad, o livro permite que os erros e acertos de Affonso Brandão sejam utilizados como motivação e aprendizado a todos que pretendem percorrer os caminhos para chegar onde Affonso Brandão já esteve ou àqueles que se encontram em uma situação decisiva no campo organizacional. "As revelações são fortes, emocionantes e verdadeiras. São capazes de guiar empreendedores brasileiros a vencer desafios e encontrar alternativas eficazes de gestão", garante.

Dividido em duas etapas, o começo do livro retrata - em terceira pessoa - a trajetória profissional de Affonso Brandão com relatos dos primeiros momentos em que deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos, onde começou a trabalhar como office boy. Tempo depois perde o emprego e decide cursar a universidade de Engenharia Industrial em solo norte-americano, local que lhe encantou com os moldes de operação empreendedora do país.

De volta ao Brasil, Affonso Brandão implantou grandes mudanças na Semp, indústria de rádios que pertencia ao pai. Ainda jovem, fez parte das principais decisões da empresa até assumir a presidência em 1972. Em 1977, cria uma joint venture com a Toshiba. Em muitas das passagens o leitor pode compartilhar os moldes de gestão de Affonso Brandão, este que em 1998 passa as presidências da Semp Toshiba Amazonas S.A. e da Semp Toshiba S.A., dividindo-as entre o filho, Afonso Antonio, e um executivo da empresa. Sendo assim, Affonso Brandão usa da criatividade para definir o modelo de sucessão da empresa.

Enquanto isso, a segunda etapa da obra, escrita em primeira pessoa, apresenta dezenas de pontos de vista - sob o olhar atual - dos acertos, equívocos e grandes transformações que ocorreram na vida de Affonso Brandão e ainda aquelas que ele próprio provocou. Mudanças e decisões ousadas que foram fundamentais para o seu desenvolvimento enquanto pessoa e fundador da joint venture. O lançamento acontece no dia de novembro, na Livraria da Vila - Shopping Cidade Jardim, São Paulo.

Editora: Novo Século
Autor:
Elias Awad
Páginas:
296
Preço:
R$ 34,90
Formato:
16×23cm
Acabamento:
Brochura
ISBN:
978-85-7679-246-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário