segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Fiat Mio fará sua estreia no Salão do Automóvel


O projeto Fiat Mio, que resultou em um carro-conceito construído a partir de indicações dos internautas, fez sua primeira aparição, só que na internet. Imagens do veículo em um cenário urbano surgiram na rede e, logo despertaram a curiosidade dos fãs de carros. Na verdade, o veículo não está pronto. Ele fará sua grande estreia no Salão do Automóvel, que acontece no final de outubro, em São Paulo.

O que as pessoas tiveram a oportunidade de descobrir pela web foi um modelo totalmente em 3D do Fiat Concept Car III, ou FCC III, maneira como a montadora se refere a seus carros-conceito.

Para a criação desse veículo, que não será comercializado, os engenheiros e designers do Centro Estilo Fiat Brasil, que fica em Betim (MG), trabalharam com as contribuições das pessoas que enviaram ideias ao hotsite Fiat Mio. Essas contribuições beiraram as 14 mil, segundo João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da montadora. “O Fiat Mio é uma criação coletiva. Construímos uma plataforma colaborativa e estamos aprendendo a lidar com uma série de questões que surgem por conta dessa estratégia de cocriação”, afirma.

Uma dessas questões é resguardar o direito autoral de algumas ideias que vingaram no projeto. Para isso, está sendo elaborado um documento que será publicado sob a licença do Creative Commons, iniciativa que protege obras, mas que permite seu uso sob determinadas condições. Afinal, o Fiat Mio foi elaborado em um padrão aberto, com contribuições.

O Fiat Mio não será vendido, mas diversas soluções pensadas e projetadas para o protótipo irão para os veículos que serão comercializados. Pelo modelo em 3D, já dá para imaginar o que se gostaria de ter no próximo carro, se não for agora, ao menos num futuro imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário