terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Campeã do mundo também virá com nariz feio

Campeã dos últimos dois Mundiais de Construtores e de Pilotos da Fórmula 1, a Red Bull apresentou na segunda-feira, via internet, o seu novo carro para a temporada deste ano da categoria.

Diferente das demais equipes, a campeã mundial limitou-se a apresentar fotos retocadas do carro projetado por Adrian Newey, distribuídas por Getty Images e um vídeo teaser no Youtube revelando alguns detalhes do chassi.


O modelo RB8 trouxe como principal novidade uma entrada de ar logo acima de um bico rebaixado, este que segue a tendência da maioria das outras equipes da F1, fato propiciado pelo novo regulamento aerodinâmico para 2012, considerado “feio” pelos especialistas e torcedores.

Considerado o segredo mais bem guardado para a temporada de 2012, o novo carro da Red Bull foi elogiado por Sebastian Vettel, que buscará neste ano o seu terceiro título mundial consecutivo. O alemão, porém, preferiu adotar um discurso cauteloso ao comentar suas perspectivas na luta pelo tri. “O objetivo, obviamente, é voltar a protagonizar um grande ano, mas sabemos quão especial e complicado é estar sempre perto do pódio. Porém, nossa intenção é tentar isso novamente e logo veremos de poderemos conseguir com o novo RB8″, opinou o alemão.

Em seguida, o bicampeão lembrou que o novo regulamento da F1 deve tirar a vantagem que os carros da Red Bull apresentavam sobre os seus principais rivais. “Nas temporadas passadas tivemos uma série de vantagens, como foi o duplo difusor e o sistema ao redor dos gases de escape, mas agora perdemos essa vantagem e creio que será realmente difícil marcar a diferença, ainda que obviamente esperemos que nosso carro seja melhor do que os outros”, completou Vettel, apontando que neste ano “todos os carros serão muito parecidos”.

Webber, por sua vez, também lembrou que o novo modelo da Red Bull será colocado à prova, tendo em vista o novo regulamento da F1. “Tenho muita vontade de guiar o novo carro pela primeira vez depois do muito trabalho que sempre dá para criar um novo modelo, mas o mais importante agora será obter o máximo de informação possível para alcançar o melhor rendimento possível antes de iniciar a temporada em Melbourne”, salientou o piloto, se referindo à prova de estreia do Mundial de 2012, no dia 18 de março, na Austrália.

Já Adrian Newey, considerado o grande gênio das pranchetas da F1 na atualidade, também destacou que o novo regulamento da categoria poderá complicar a Red Bull em sua missão de seguir dominante neste ano. “É difícil, perdemos a tecnologia dos escapamentos e, com a restrição desses escapamentos que conseguimos desenvolver e que talvez nos colocou à frente por alguns anos, tivemos de repensar isso durante o inverno. Se isso vai nos afetar mais do que os outros, é difícil saber. Projetamos o RB7, carro do ano passado, em torno do escapamento e provavelmente fomos os únicos a fazê-lo, então pode ser que tenhamos perdido mais que os outros. Mas só o tempo vai dizer. Será bom fazermos alguns testes e ver onde nós estamos”, enfatizou.

A primeira experiência na pista do novo carro da Red Bull acontecerá nesta terça-feira, quando começam os testes coletivos de pré-temporada da F1, em Jerez de la Frontera, na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário