quarta-feira, 19 de maio de 2010

Golpes focam ações promocionais da Copa do Mundo

Às vésperas da Copa do Mundo 2010 na África do Sul, scammers brasileiros estão escalando uma série de falsas promoções com o tema futebolístico no ataque contra usuários. Uma das táticas preferidas dos disseminadores de malware é usar uma marca real, como fornecedoras de cartão de crédito ou grandes Bancos, e atribuir um falso prêmio de viagem ou produto ao usuário por e-mail.


Geralmente com uma imagem ilustrativa, a mensagem acompanha um link que, caso seja clicado, torna a máquina da vítima uma plataforma vulnerável para a busca de informações.

Em um dos golpes mais populares, os criminosos usam o título de “Parabéns! Você foi selecionado para a promoção você na copa” para informar que o internauta ganhou cinco convites da marca Visa para assistir partidas da Copa do Mundo no continente africano.

O endereço do remetente (suporte@visapromo.com.br) e a imagem comercial passam uma ideia convincente de que se trata de uma promoção verdadeira, contudo, a URL com numerais e outros caracteres estranhos denuncia que se trata de uma tentativa de golpe.

Para não ser vítima deste tipo de crime cibernético, o usuário não deve, em hipótese alguma, clicar no endereço de site, menos ainda preencher qualquer dado, por mais inofensivo que este lhe pareça. Uma data de nascimento, nomes e números de contas bancárias podem ser muito úteis a crackers, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário