terça-feira, 28 de julho de 2009

Um carro feito para deficientes visuais

Divulgação - Virginia Tech

Universidade norte-americana cria carro que permite a deficientes visuais digirem. Sistema é totalmente computadorizado.

Alunos da Virginia Tech criaram um buggy que permite a deficientes visuais digirem. O veículo utiliza lasers e outros sensores, para indicar obstáculos à volta do carro. Um sistema que reconhece os comandos por voz, faz com que o motorista indique o caminho a ser seguido.

O motorista também usa uma vestimenta vibratória - parecida com um salva-vidas - que indica alguns movimentos do carro, como acelaração e desaceleração. Por exemplo, quando toda a roupa vibra, o motorista sabe que sentira uma freada brusca. Em entrevista à revista Wired, Dennis Hong, diretor da universidade, comenta que "a princípio, teríamos um assento vibratório, mas como todo o carro vibra, por conta do motor, os motoristas teriam dificuldade em entender o que estava acontecendo".

Hong também comentou que sua equipe continuará trabalham em um mapa tátil. O sistema, chamado Airpix, jogará ar comprimido em pequenos buracos de uma tela em tempo real, criando um mapa da área ao redor do veículo. Os motoristas, assim, poderão ler o mapa com as mãos. Para isso, o diretor ainda precisará de um maior feedback de deficientes visuais para refinar o sistema.

O diretor afirma que toda a tecnologia ainda está em um estágio inicial, razoavelmente distante do dia em que deficientes poderão dirigir. Em um segundo momento, lembra Hong, as leis de trânsito também terão de ser mudadas para que o projeto ganhe as ruas.

Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/canais/no-mundo/um-carro-feito-para-deficientes-visuais/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário