quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fax virtual surge como alternativa sustentável

Ferramenta criada por empresa de webhosting permite receber e enviar qualquer documento digitalmente, mesmo que o destino seja um fax comum.

Pilhas de papel, lixo cheio, necessidade de confirmar se chegou legível, troca de bobina, sinal de ocupado. Foi-se o tempo em que estes eram os problemas mais freqüentes quando enviar um fax era uma prática mais comum. Pois agora a empresa de web hosting Hostlocation desenvolveu o Fax Virtual, um sistema online que recebe e envia todo e qualquer documento digitalmente, mesmo que a origem ou o destino seja um equipamento de fax convencional.

Criado há pouco mais de um ano, a ferramenta já superou 300 mil recebimentos. “A procura vem crescendo cada vez mais. Acreditamos que o principal benefício seja o fato de o usuário ter o documento em arquivo digital, que oferece facilidades de acesso e arquivo, além de reduzir custos com papel. Isso sem contar a inexistência de sinal de ocupado, porque o sistema oferece recebimento simultâneo, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, avalia o diretor executivo Marcelo Safatle.

A simplicidade de utilização é outro fator apontado por Safatle como ponto positivo. Ao contratar o serviço por R$ 39 mensais, o usuário passa a dispor de um número de telefone que vai funcionar como fax. Só que o documento, que pode ser enviado de um aparelho convencional, é automaticamente digitalizado pelo sistema da Hostlocation e chega, em segundos, ao e-mail do destinatário, sem que isso seja notado por quem envia a mensagem.

Já quando quiser enviar algum documento para um fax convencional, basta que o usuário o anexe a um e-mail e indique o número do telefone de recepção. O serviço já se revela estratégico para o negócio de algumas empresas que o adotaram, como a Lisal, especializada em montagem e projetos de logística. O diretor Flávio Salvini garantiu 100% do funcionamento e ainda comentou que o sistema acaba com a necessidade de ter alguém no escritório para dar o sinal de fax, o que já o fez perder clientes.

Já o armazenamento digital é o principal benefício apontado por Luciano Fermozelli, gerente de informática da Tov Corretora. “Agora imprimimos somente quando necessário e a natureza agradece”, observa ele. “Anteriormente convivíamos com o problema do papel de fax se apagar em pouco tempo. Já é possível até ter um arquivo com cada processo no computador”, comenta.

Publicado em 29/06/2009 por Julio Simões
Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/canais/responsabilidade-social/fax-virtual-surge-como-alternativa-sustentavel/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário