quinta-feira, 23 de julho de 2009

Contra o desmatamento o desmatamento da Amazônia

Grandes redes de hipermercado resolveram suspender compras de fazendas envolvidas no destamatamento da Amazônia

Em reunião realizada na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as três maiores redes de supermercados do País, Carrefour, Wal-Mart e Pão de Açúcar decidiram suspender as compras das fazendas envolvidas no desmatamento da Amazônia. A ação é um repúdio às práticas denunciadas pelo Greenpeace. O setor supermercadista, através da Abras não irá compactuar com as ações denunciadas e reagirá energicamente.

A posição definida pelas empresas inclui notificar os frigoríficos, suspender compras das fazendas denunciadas pelo Ministério Público do Estado do Pará e exigir dos frigoríficos as Guias de Trânsito Animal anexadas às Notas Fiscais. Como medida adicional, as três redes solicitarão, ainda, um plano de auditoria independente e de reconhecimento internacional que assegure que os produtos que comercializam não são procedentes de áreas de devastação da Amazônia.

Trata-se de uma resposta conjunta setorial ao relatório publicado pelo Greenpeace no início deste mês e conseqüente ação civil pública do Ministério Público Federal do Pará, que encaminhou recomendação às grandes redes de supermercados e outros 72 compradores de produtos bovinos para que deixem de comprar carne proveniente da destruição da floresta. O descumprimento do pedido pode resultar em multa de R$ 500,00 por quilo de produto comercializado.

Apenas o Grupo Pão de Açúcar suspendeu as compras de produtos bovinos de 11 empresas frigoríficas do estado do Pará, por não ter garantias de que a carne não vem de áreas desmatadas na Amazônia. “Os frigoríficos que atuam na Amazônia precisam se comprometer imediatamente a parar de comprar gado de fazendas que desmatam”, disse André Muggiati, do Greenpeace.

Segundo comunicado do Greenpeace, o Pão de Açúcar também solicitou aos frigoríficos que apresentem ao Ministério Público um plano de auditoria socioambiental, realizado por empresa independente, sobre a origem do gado que comercializam.

Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/canais/relacoes-de-consumo/varejo-se-une-contra-o-desmatamento/view

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