terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Prêmio Folha Top of Mind completa 19 anos sendo a principal premiação brasileira de brand awareness (consciência de marca).

28 de outubro, a partir das 19:30, no HSBC Brasil, em São Paulo, serão conhecidas as marcas mais presentes na memória do consumidor brasileiro. No total, o prêmio é constituído por 40 categorias e 12 categorias especiais. Para encerrar a festa, haverá show de Arnaldo Antunes & Banda. Realizado pelo Instituto de Pesquisa Datafolha, para o jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa é resultado de um levantamento anual feito por amostragem com o conjunto da população adulta brasileira. Sendo mais de cinco mil entrevistas, divididas em duas amostras com homens e mulheres, com idade igual ou superior a 16 anos, de todos os níveis sociais e escolaridades que representam as regiões geográficas Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percen tuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. Neste ano, a pesquisa abrangeu 161 municípios distribuídos por todos os Estados e Distrito Federal em 2009. A pergunta inicial dos pesquisadores é “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. A partir das respostas são conhecidas as marcas mais lembradas pelos brasileiros independente das categorias. As mais citadas estão na categoria “Top do top". Depois são divididas por categorias, por exemplo: “Qual a primeira marca que lhe vem á cabeça quando se fala em cerveja?”. Além da primeira marca, o Datafolha investiga as outras marcas mais lembradas em cada categoria “E quais outras marcas de cerveja você se lembra?”. Essa pergunta mede o “awareness”, o total de lembranças de cada marca. Nesse ano, o evento irá premiar duas novas categorias – Ração Animal e Moto –, além de sete novas categorias especiais. A pesquisa Folha Top of Mind possibilita o cruzamento de todos os dados e variáveis do levantamento. “C om o software, é possível, por exemplo, identificar os bancos mais citados entre as mulheres do Sul que mencionam determinada marca de cartão de crédito, ou as marcas mais lembradas de refrigerante e cerveja entre os homens do Nordeste que freqüentam supermercados duas vezes no mês”, explica Mauro Paulino, diretor geral do Datafolha em nota à imprensa.

Categorias:
1. Adoçante, 2. Aparelho Celular, 3. Aparelho de TV, 4. Aspirador de Pó, 5. Azeite, 6. Banco, 7. Biscoito,8. Caminhão, 9. Carro,10. Cartão de crédito, 11. Cerveja, 12. Chocolate, 13. Combustível, 14. Companhia Aérea, 15. Computador e Acessórios, 16. Desodorante, 17. Fogão, 18. Geladeira, 19. Lavadora de Roupa, 20. Leite, 21. Liquidificador, 22. Loja de Móveis e Eletrodomésticos, 23. Loja de Roupas e Vestuário, 24. Maionese, 25. Margarina, 26. Moto, 27. Operadoras de Celular, 28. Pasta de dente, 29. Plano, 30. Pneu de saúde, 31. Poupança, 32. Ração Animal, 33. Refrigerante, 34. Sabão em pó, 35. Sabonete, 36. Seguro, 37. Shampoo, 38. Sorvete, 39. Supermercado, 40. Tinta de Parede.

Os sete Tops Especiais são:
Top do Top, Top Performance, Top ConsumidorA”,Top Popular,Top Família, Top Meio Ambiente, Top Feminino, Top Masculino, Top Região Sul, Região Sudeste, Top Região Nordeste, Top Região Norte e Centro Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário