terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

TIM fecha 2010 com dez milhões de novos clientes

Com forte desempenho operacional e financeiro, TIM fecha 2010 com dez milhões de novos clientes, crescimento de 18,4% do EBITDA e de 110% no fluxo de caixa

· O número de usuários cresceu 24,1% (ano a ano), com 10 milhões de novas linhas (adições líquidas). Ao final de 2010, a empresa chegou a 25,1% de market share;
· EBITDA chega a R$ 4,2 bilhões, um crescimento de 18,4% ano a ano;
· Fluxo de caixa livre chega a R$ 1,4 bilhão em 2010, crescimento de 110% em relação a 2009;
· Lucro líquido ao final de 2010 atingiu R$ 2,2 bilhões (176% acima dos R$ 801 milhões de 2009), com benefício fiscal de R$ 1,4 bilhão;
· Com isso o dividendo proposto para 2010 é de R$ 497 milhões, valor R$ 293 milhões acima do distribuído em 2009;
· No quarto trimestre de 2010, a empresa adicionou 4,1 milhões de linhas, contra 1,5 milhão no mesmo período de 2009;
· A receita liquida de R$ 3,9 bilhões avançou 9,9% no quarto trimestre. O EBITDA cresceu 11%, chegando a R$ 1,2 bilhão. Com isto, margem EBITDA foi de 30,6%;
· Novo plano de dados da TIM, o Infinity Web já atingiu mais de um milhão de usuários únicos por dia, apenas quatro meses após o lançamento, em setembro, impulsionando o crescimento da receita de dados;
· Por isto, a receita bruta de VAS (Serviço de Valor Agregado) cresceu 31,4% no quarto trimestre de 2010 se comparada ao quarto trimestre de 2009;
· Os investimentos no ano chegaram a R$ 2,84 bilhões, motivados pelos esforços de ampliar a cobertura e a qualidade nas redes 2G e 3G.

Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2011 - Com forte desempenho operacional e financeiro, a TIM encerrou 2010 com crescimento significativo do EBITDA (+18,4%), que atingiu R$ 4,19 bilhões, estabelecendo margem EBITDA de 29%, contra 25,8% no ano anterior. O EBITDA do quarto trimestre de 2010 chegou a R$ 1,2 bilhão, aumento de 10,7% (ano a ano). A margem EBITDA atingiu 30,6% no quarto trimestre do ano passado, contra 30,4% no mesmo período de 2009. O EBIT avançou 136% no consolidado do ano e chegou a R$ 1,2 bilhão. No mesmo período a dívida líquida registrou queda de 42% em relação a 2009.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a empresa bateu recorde de crescimento de base no mercado brasileiro de telefonia móvel em 2010, registrando 10 milhões de adições líquidas. O número de clientes saltou para 51 milhões e a operadora fecha 2010 com 25,1% de market share, contra 23,6% em 2009.

O lucro líquido ao final de 2010 atingiu R$ 2,2 bilhões, 176% acima dos R$ 801 milhões de 2009. O resultado líquido foi impactado por eventos extraordinários tanto em 2010 (credito fiscal de R$ 1,4 bilhão) quanto em 2009 (credito fiscal e ganho cambial da Intelig de R$ 617 milhões).

“A TIM termina 2010 com um forte avanço em todos os seus indicadores operacionais e financeiros. Nossa receita cresceu, nosso EBITDA subiu, nossa margem aumentou. Ao mesmo tempo, adicionamos à nossa base 10 milhões de novos clientes, atraídos pela inovação dos nossos planos, que oferecem mais valor aos usuários. A TIM liderou as adições líquidas de clientes consecutivamente nos últimos cinco meses do ano, e encerrou o período com avanço notável em seu market share. A TIM mostrou que é possível crescer de forma rentável no mercado brasileiro, mesmo com tanta competição e dinamismo. O ano de 2010 encerra o capítulo do turnaround da empresa, que ganhou musculatura nos dois últimos anos, possui uma estratégia clara, consistente e vencedora, e está pronta para seguir crescendo”, afirma Luca Luciani, presidente da TIM Brasil.

Eficiência Operacional

A evolução dos indicadores financeiros demonstra o êxito da estratégia comercial adotada pela TIM, focada em inovação e acompanhada de significativo investimento em rede, para ampliação da cobertura e fortalecimento da capacidade, gerando crescimento com rentabilidade. A receita líquida total do quarto trimestre foi de R$ 3,93 bilhões, alta de 9,9% em relação ao mesmo período de 2009. No consolidado do ano, a receita líquida cresceu 5,2%, atingindo R$ 14,46 bilhões. A receita líquida de serviços fechou o trimestre em R$ 3,63 bilhões, crescimento de 6% (ano a ano) e, em 2010, atingiu R$ 13,57 bilhões, 6,1% a mais se comparada a 2009.

Atividade comercial

Uma das razões para esse desempenho foi a continuidade do incentivo ao uso massivo de voz e dados com os planos Liberty e Infinity. Como reflexo do estímulo à utilização dos serviços de voz, motivado pelo conceito inovador de tarifação por chamada, o MOU (Minutos por Usuário) atingiu 129 minutos no quarto trimestre, alta de 30% na comparação ano a ano, quando era de 99 minutos.

Um dos destaques da operadora no segundo semestre foi o lançamento do Infinity Web, plano que oferece internet móvel a R$ 0,50 por dia, valor inferior ao cobrado por hora em lan houses. Lançado em setembro de 2010, cresceu sua base agressivamente, fechando o ano com 8,3 milhões de usuários. Os números só reforçam a nova aposta da TIM: o segmento de dados. Uma outra conquista foi o aumento da receita bruta de VAS, que cresceu 31,4% do quarto trimestre de 2009 para o quarto trimestre 2010, chegando a R$ 642 milhões.

“Sabemos que o brasileiro é apaixonado por internet: ele tem fome de dados. Lançamos, em setembro, o Infinity Web, apostando na criação de um plano de dados acessível, socialmente inclusivo. Nossa proposta é seguir o mesmo conceito que adotamos para os planos de voz, levando em conta o potencial de compra da nova classe C. O Infinity Web oferece navegação o dia inteiro pelo celular, por apenas R$ 0,50. Esse movimento no segmento de dados marca mais um passo rumo à consolidação da TIM no setor. Em 2010, intensificamos a estratégia comercial, seguimos com a renovação do portfólio e a ampliação das ofertas, que se tornaram diferenciais competitivos da empresa. Foi um percurso difícil, mas os resultados comprovam nosso êxito. A valorização das ações demonstra isso. O reposicionamento da empresa em áreas chave como qualidade, inovação, imagem vem produzindo valor para os acionistas, dobrando a geração de caixa, o lucro líquido e o dividendo”, diz Luciani.

Investimento em rede

Grande parte do investimento do ano, de R$ 2,84 bilhões (seguindo o novo padrão contábil, o IFRS), foi destinado à expansão da capacidade 2G e no aumento da capilaridade da rede 3G, que suportam o forte aumento do tráfego e garantem alto padrão de qualidade. Pelo décimo mês consecutivo, a TIM alcançou, em dezembro, 100% das metas de qualidade de rede estabelecidas pela Anatel, refletindo o comprometimento da operadora com a qualidade dos serviços.

Intelig

A integração da TIM com a Intelig foi consolidada em 2010 e a empresa fechou o ano com resultado expressivo e alinhado com o projeto de relançamento da companhia. Além do benefício no custo graças às sinergias de rede, a receita bruta da operação fixa totalizou R$ 358 milhões no quarto trimestre de 2010, alta superior a 30% em relação ao quarto trimestre de 2009.

Sustentabilidade

Pelo terceiro ano consecutivo, a TIM foi incluída, em 2010, na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBOVESPA, e passou a integrar o Índice de Carbono Eficiente (ICO2), igualmente da BM&FBOVESPA. A operadora também participa do Pacto Global da ONU.

Perspectivas 2011

Para manter o crescimento com rentabilidade, TIM continuará com investimentos crescentes que podem alcançar cerca de R$ 3 bilhões em 2011. A empresa manterá o foco na ampliação da base de usuários, aceleração da migração fixo-móvel (“falar mais”) e no rápido crescimento no segmento de dados (“internet para todos”), continuando o trabalho de fortalecimento da rede. Soma-se a isso a ampliação da cobertura, mantendo a qualidade dos serviços.

“O cliente percebe a TIM como uma empresa dinâmica, inovadora. Nossa visão é oferecer tudo (voz, dados, mensagens etc.) para todos. Ao atrair novos usuários com nossos planos acessíveis, que permitem que as pessoas falem mais por menos, e ao entregar serviços de qualidade, reforçamos não só essa percepção como consolidamos o conceito de comunidade da nossa base. O usuário entendeu que pertencer a esta comunidade de 51 milhões de pessoas é vantajoso, por isto a perspectiva é de que ela siga crescendo, oferecendo mais consumo de voz e dados para todos. Cada vez mais vamos investir em qualidade e inovação para continuar a crescer de forma rentável, aumentando a base e a margem. Temos como desafios explorar as oportunidades ainda existentes em voz, acelerando a substituição fixo-móvel, e ser ainda mais agressivos na penetração do mercado de dados, que está entre as nossas prioridades. E contamos ao nosso favor com um fato incontestável: nas telecomunicações, o futuro está no móvel”, finaliza Luciani.

Sobre a TIM

No Brasil desde 1998, a TIM foi a primeira operadora móvel a estar presente em todos os estados do País. Com foco em antecipar demandas do consumidor, com inovação e qualidade, a empresa viu sua base de clientes saltar de 36 para mais de 51 milhões de clientes no período de março de 2009 a dezembro de 2010, o que representa um crescimento de mais de 40%. Este desempenho é fruto do reposicionamento estratégico da marca TIM, que, cada vez mais centrada no usuário, vem lançando produtos e serviços inovadores, como os planos Infinity e Liberty, e investindo na qualidade da sua rede. O market share registrado em dezembro foi de 25,14%.

Em dezembro de 2009, a TIM concluiu a aquisição de 100% da Intelig, adquirindo uma infraestrutura própria com uma extensa rede de transporte (backbone de 14,5 mil quilômetros) e redes metropolitanas em 15 capitais. Entre outros benefícios, esta infraestrutura vem permitindo à TIM acelerar a expansão da sua rede 3G, reduzir custos operacionais como aluguel de circuitos e abordar novos mercados de voz e dados, tanto residencial quanto corporativo.

A TIM também investe em seu compromisso com a sociedade: incluída pelo terceiro ano consecutivo na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no recém criado Índice de Carbono Eficiente (ICO2), ambos da BM&FBOVESPA, a empresa comercializa aparelhos de baixo impacto ambiental, trabalha na redução da produção de cartões físicos de recarga, usando o TIM PDV, integra o Pacto Global da ONU e o Empresas pelo Clima, entre outras iniciativas. Para mais informações, acesse www.tim.com.br ou http://twitter.com/timtimportimtim.

Fonte: Alex Cabral (assessoria de impressa)

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