quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Transformando consumo em causa

Palestra de Marcelo Tripoli apresenta novos meios de fazer propaganda

O título dessa matéria é a principal mensagem da palestra de Marcelo Tripoli, na 6ª edição do ThinkSuccess. O evento, que discute as últimas tendências da comunicação, tinha como tema “O Fim do Digital”. O fim, neste caso, é a forma de dizer que não há mais separação entre o que é online e offline. Marcelo é CEO da iThink e evangelizador digital.

Para Tripoli, o meio digital está fazendo uma “destruição criativa no negócio da comunicação”. A palestra é focada no mercado de criação, porém ele explica que o cliente final participa diretamente em sua produção. “O consumidor mudou, as marcas mudaram e as agências também precisam mudar”, compara. Para Tripoli, quem compra hoje exige mais. E quem vende precisa fazer o mesmo. “A propaganda precisa adicionar valor”, conclui.

Três cases ilustraram as palavras de Trípoli, transformando o consumo em uma causa. O primeiro deles é sobre a marca de sorvetes Häagen-Dazs. A população de abelhas havia diminuído em 1/3 nos EUA. A marca, que usa produtos naturais na composição de seus sorvetes, iniciou uma campanha a favor da proteção das abelhas. Ele explica que apesar de ser um comercial, o vídeo também transmite informação, pois fala sobre um problema que vai além da marca e busca uma forma de resolvê-lo.

Outro exemplo dado por Tripoli é o de uma estrada em Nagano, no Japão. O governo local queria diminuir o alto índice de acidentes na via. Então, criou a Melody Road. A estrada toca música para quem dirige dentro da velocidade permitida. Além de diminuir os acidentes, o local também foi pensado como um ponto turístico.

O terceiro case mostra a integração dos mundos on e offline. O salgadinho Doritos não era bem visto pelos jovens argentinos, refletindo em baixas vendas. Uma pesquisa constatou que um dos principais problemas dos jovens era o afastamento físico do sexo oposto, devido à alta comunicação pelas redes sociais. Lançaram então a campanha “Bring Back Slow Motion” (traduzindo: tragam de volta as músicas lentas).



A brincadeira era que a música lenta aproximaria as pessoas novamente. Fizeram então, online, um vídeo divertido explicando a campanha e no MySpace os consumidores poderiam aderir a campanha (além de ações em diversas outras redes sociais); No final, a campanha juntou 7000 pessoas para dançarem juntas no Planetário de Buenos Aires. O resultado foi o maior Flash Mob (aglomerações instantâneas de pessoas em um local público, para realizar uma ação inusitada) da América Latina. A última semana da campanha resultou em um crescimento de 45% no consumo do salgadinho.

Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/canais/relacoes-de-consumo/transformando-consumo-em-causa/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário