segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Produto: Lenovo S10


Lenovo leva para seu netbook a robustez de seus irmãos maiores, sem perder em portabilidade

Talvez o maior sonho de consumo atualmente, claro, depois do iPod, os netbooks atraem por seu tamanho, leveza e, principalmente, pelo pode de fogo dos aparelhos mais recentes.

Enquanto os primeiros modelos tinham um processador fraco, pouca memória e um HD do tamanho de um anel, os lançamentos mais recentes não deixam a desejar quando comparados aos seus irmãos mais robustos.
A mais nova fabricante a apostar nestas pequenas máquinas é a Lenovo. Sua nova linha de notebooks, chamada ideapad, traz um desses brinquedinhos que mais lembram um livro que um computador.

Enquanto sua tela, de 10 polegadas, é muito parecida com a de outros modelos, seu teclado é um pouco mais confortável, talvez por ocupar todo o espaço disponível na base do “micrinho”. Ainda assim se torna levemente incomodo escrever durante muito tempo quando se tem mãos grandes.

Por outro lado, a Lenovo “inovou” ao colocar para seus clientes a opção Quickstart, que permite que o usuário utilize alguns programas, como tocador de MP3, navegador, skype e leia seus e-mails sem que seja necessário entrar no Windows. O sistema, em Linux, funciona relativamente bem, mas é um tanto lento e a conexão com a Internet não “pega” de primeira – na verdade não conseguimos usar o navegador do Quickstart em nenhum momento.

Mais leve, cerca de 1,2 kg, que seus concorrentes, o S10 agrada também por vir com 1Mb de memória e o processador Intel Atom de 1.6 Ghz. Perfeito para que quer apenas navegar pela internet, ler seus e-mails, usar o Office e até trabalhar com programas de edição de imagens mais leves, daqueles que baixamos diretamente pela internet quando não temos um Photoshop a mão, nada mais natural, afinal, o netbook não foi feito para trabalhos pesados.

Veriface e outros detalhes – A Lenovo apostou no reconhecimento de face para proteger o micrinho. Assim que é ligado, a câmera começa a funcionar e o sistema Veriface identifica o rosto do proprietário. Outras pessoas só têm acesso ao computador se souberem a senha do usuário. Interessante para o caso de você perder ou ter o computador roubado.
Outro destaque é o “One Key Restore”, programa que, com um só clique, inicia um backup completo da máquina ou restaura o sistema em caso de pane. Perfeito para aquele seu colega que volta e meia desconfigura totalmente sua máquina, ou para o caso de backups de urgência.

Outra mudança, pelo menos em relação aos outros notebooks da Lenovo, é a opção por usar uma cor fosca, no caso o preto, no acabamento do netbook. Parece um simples detalhe, mas quem já teve um micro com acabamento black piano, lindo quando tiramos o bicho da caixa, sabe o quanto ele fica engordurado em poucos minutos.

Teclado “grandão” - O teclado é realmente um dos pontos fortes, apesar de obrigar o uso de algumas combinações de teclas para usarmos a interrogação e a barra, ele é apenas 15% menor que um teclado convencional – aquele que você usa no seu desktop. Isso faz uma enorme diferença em relação ao de seus concorrentes. O incomodo ainda existe, mas já é possível trabalhar quase normalmente sem que seus pulsos comecem a doer.

Já a camera de 1,3 megapixel é apenas boa, enquanto funciona muito bem apenas com a ilumininação do monitor, peca na velocidade de captura da imagem, apresentando-a com atraso.

Já a conectividade, um dos atributos escolhidos por quem pretende ter um netbook, o S10 decepciona. O micrinho tem Wi-Fi, Bluetooth, duas entradas USB, entrada para cartões de memória e até um slot para ExpressCard, mas peca por permitir a utilização de um chip 3G. Já a bateria aguentou cerca de três horas de navegação na Internet.

Um detalhe interessante, o S10 , assim como os outros notebooks da Lenovo, trazem o Office 2007 instalado para 90 dias de testes, mas o engraçado foi encontrarmos o selo de autencidade, na base do micrinho, do Windows Vista, quando o netbook vem com o XP instalado de fábrica. Questionada, a Lenovo disse que alguns computadores permitem o downgrade ou upgrade do sistema operacional, o que não é o caso do S10.

Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/canais/cmlabs/produto-lenovo-s10/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário