quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Petrobras vai invistir 30 milhões em projetos esportivos

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (21/08), os projetos de esporte educacional contemplados na Seleção Pública do Programa Petrobras Esporte & Cidadania. Foram selecionadas 32 iniciativas de 17 Estados brasileiros, que receberão R$ 30 milhões durante dois anos.


Os projetos são voltados para a inclusão social e o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes por meio de atividades esportivas. Veja a lista completa dos selecionados no site.

Os Estados contemplados foram Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Bahia, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rondônia, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Por região, o Sudeste está representado por 12 projetos, o Nordeste por oito, a Região Sul por cinco, os Estados do Norte por quatro, e o Centro-Oeste por três. Foram inscritos pela internet 892 projetos de todo o País.

Após uma primeira triagem que verificou os documentos enviados, 436 projetos passaram por comissões de avaliação compostas por representantes do governo, da sociedade civil, da imprensa e da Petrobras.

Depois das diversas etapas de avaliação, foram selecionados 32 projetos que mobilizarão aproximadamente 45 mil participantes diretos. Os critérios técnicos da seleção incluem o enquadramento à manifestação de esporte educacional, pertinência da proposta, viabilidade e adequação financeira e potencial de comunicação e mobilização social, entre outros.

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, destacou a estratégia de criação dos Centros de Referência, já que a Companhia é reconhecida em diversos países por seus centros tecnológicos.
O investimento no esporte é uma forma de democratizar o acesso aos recursos de patrocínio da Companhia. “Quando a Petrobras investe no esporte educacional, ela reconhece e reforça que é preciso que crianças e adolescentes possam se formar em escolas, onde o esporte é um direito e porta de entrada para a cidadania”.

A diretora destacou ainda que o investimento de R$ 30 milhões em 32 projetos de esporte educacional trará um retorno enorme para o País.

“Nós sabemos da responsabilidade que temos e não vamos poupar esforços e recursos para formar cidadãos. A Petrobras soube adotar um olhar para o futuro onde recursos aplicados em ações de responsabilidade social representam investimentos numa sociedade melhor, num país mais justo e soberano e numa economia mais dinâmica”, afirma Maria.

“Até 2014, serão implantados sete Centros de Referência voltados para o esporte educacional articulando prática esportiva, formação de professores e a integração do esporte com a saúde, a educação e a cultura”, conclui.

O ministro de Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou a importância dos investimentos. “O esporte não é apenas o segmento de educação, que ajuda a formar o cidadão. O esporte ensina a perder com dignidade, a acreditar no próprio talento, a partilhar do esporte coletivo. Esporte ajuda a formar o caráter do cidadão. É muito mais barato investir em esporte, do que em saúde. E mais barato ter uma criança na escola do que em um hospital”, disse.

A Seleção Pública de Projetos é uma iniciativa estratégica do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, que visa democratizar o acesso de organizações sociais, em todo o País, aos recursos da Petrobras no segmento de esporte educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário