segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Estudo analisa repercussão das Olimpíadas no Twitter

A E.life, empresa brasileira especializada em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, realizou um estudo entre 23/07 e 06/08, sobre os Trending Topics (ou TTs) das Olimpíadas de Londres no Twitter.

O levantamento traz um ranking dos assuntos que ganharam popularidade com rapidez e que se destacaram na repercussão da rede social do Brasil, mas revela também as discussões nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O estudo revelou que nos Trending Topics do Brasil, as menções aos atletas do judô superaram as do evento em si, ou seja, a cerimônia de abertura, a cobertura do evento pela TV brasileira, os locais de provas, entre outros. A atleta mais citada na categoria Judô foi a medalhista de ouro Sarah Menezes.

 Sarah Menezes.

Na categoria Vôlei, os jogos de quadra da seleção brasileira masculina foram os que mais apareceram no TTs, seguidos dos jogos da mesma categoria da seleção feminina e dos jogos de vôlei de praia. As finais do tênis entre Maria Sharapova e Serena Willians e entre Roger Federer e Andy Murray também ganharam destaque no microblog.

Nos Trending Topics referentes à cidade de São Paulo, o assunto mais comentado foi a cerimônia de abertura das Olimpíadas, que contou com a presença dos ícones da cultura britânica, James Bond e Mr. Bean, além do diretor de cerimônia, Danny Boyle.

Assim como nos TTs do Brasil, a judoca Sarah Menezes também ganhou destaque em São Paulo. Na categoria Natação, os atletas mais comentados foram César Cielo e Joana Maranhão. O futebol foi o terceiro esporte mais lembrado, com ênfase aos comentários pelas quartas de final entre Brasil e Honduras.

Os Trending Topics do Rio de Janeiro destacaram os mesmos temas da varredura do Brasil e de São Paulo. Na cidade carioca, tanto as medalhistas judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar, quanto a cerimônia de abertura, ganharam mais notoriedade na rede social.


No Rio, o futebol foi o segundo esporte com mais destaque, em especial a partida entre Brasil e Honduras. Os jogos da seleção feminina de vôlei de quadra também foram bastante mencionados, assim como as atuações das jogadoras brasileiras, Fabi e Fernanda Garay. Os nadadores César Cielo, Michael Phelps e Chad Les Clos, também foram lembrados nos TTs do Rio de Janeiro.



Abaixo seguem os assuntos que mais apareceram nos Trending Topics do Twitter em cada uma das 14 categorias, são elas: Atletismo, Basquete, Boxe, Evento (a cerimônia), Futebol, Ginástica, Handebol, Hipismo, Judô, Natação, Remo, Saltos Ornamentais, Tênis e Vôlei.

Top Temas por Categorias:

Atletismo A atleta do salto com vara, Fabiana Murrer, foi muito lembrada nos TTs devido ao seu mau desempenho na prova classificatória, enquanto Usain Bolt ganhou destaque ao conquistar seu bicampeonato olímpico.

 Fabiana Murer.

Basquete – Os jogos entre as seleções do Brasil e da Austrália e dos EUA e da Lituânia, feminino e masculino, respectivamente, foram os assuntos mais comentados nesta categoria.

Boxe – Adriana Araújo e Esquiva Falcão chegaram aos Trending Topics. O Brasil não conquistava medalhas neste esporte desde as Olimpíadas de 1968.

Esquiva Falcão.

Evento – A cerimônia de abertura foi bastante comentada, principalmente pela participação de Rowan Atkinson, o Mr. Bean. Além disto, foram citados jornalistas responsáveis pela cobertura do evento no Brasil, como Ana Paula Padrão e Galvão Bueno.

Futebol – Os jogos contra Belarus e Honduras, oitavas e quartas de final, respectivamente, foram os que mais apareceram nos Trending Topics relacionados a este esporte.

Ginástica - O ginasta Arthur Zanetti, primeiro medalhista de ouro do Brasil na modalidade, foi o destaque nos TTs.


 Arthur Zanetti.

Handebol – A goleira titular da seleção brasileira feminina, Chana, foi a mais citada entre os assuntos relacionados ao Handebol. Foi sua última participação em Olimpíadas.

Hipismo – O cavaleiro Rodrigo Pessoa, porta-bandeira na cerimônia de abertura, foi o destaque do hipismo nos TTs.

Judô – Todos os medalhistas brasileiros apareceram nos Trending Topics, mas Sarah Menezes foi a mais comentada.

Natação – César Cielo e Thiago Pereira, dois dos principais nomes da equipe brasileira de natação, foram os mais mencionados no Twitter. Joana Maranhão, que sofreu um acidente antes de sua primeira prova em Londres, também foi lembrada entre os comentários no microblog.

Saltos Ornamentais – Juliana Veloso foi a única atleta lembrada na categoria.

Tênis – As finais entre Andy Murray e Roger Federer, e entre Maria Sharapova e Serena Williams, dominaram os Trending Topics da categoria. A vitória de Juan Martin Del Potro sobre Novak Djokovic na disputa pelo bronze também teve muitas menções.

Vôlei – O vôlei feminino de quadra ganhou grande repercussão e destaque com menções à libero Fabi, enquanto Alison e Emanuel constituíram a dupla que mais apareceu no vôlei de praia.
O conteúdo completo sobre a pesquisa pode ser acessado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário