Às vésperas da Copa do Mundo 2010 na África do Sul, scammers brasileiros estão escalando uma série de falsas promoções com o tema futebolístico no ataque contra usuários. Uma das táticas preferidas dos disseminadores de malware é usar uma marca real, como fornecedoras de cartão de crédito ou grandes Bancos, e atribuir um falso prêmio de viagem ou produto ao usuário por e-mail.
Geralmente com uma imagem ilustrativa, a mensagem acompanha um link que, caso seja clicado, torna a máquina da vítima uma plataforma vulnerável para a busca de informações.
Em um dos golpes mais populares, os criminosos usam o título de “Parabéns! Você foi selecionado para a promoção você na copa” para informar que o internauta ganhou cinco convites da marca Visa para assistir partidas da Copa do Mundo no continente africano.
O endereço do remetente (suporte@visapromo.com.br) e a imagem comercial passam uma ideia convincente de que se trata de uma promoção verdadeira, contudo, a URL com numerais e outros caracteres estranhos denuncia que se trata de uma tentativa de golpe.
Para não ser vítima deste tipo de crime cibernético, o usuário não deve, em hipótese alguma, clicar no endereço de site, menos ainda preencher qualquer dado, por mais inofensivo que este lhe pareça. Uma data de nascimento, nomes e números de contas bancárias podem ser muito úteis a crackers, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário