quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A polêmica WWF, DM9 e o 11 de setembro: “Francamente, espero que você morra de fome nas ruas”

O pessoal da The Denver Egotist resumiu a polêmica toda, e eu vou aproveitar do mesmo expediente para explicar o que está acontecendo com o anúncio da WWF criado pela DM9, ou DDB Brasil se preferir, considerado desrespeitoso pela opinião pública (norte-americana).

Premiado com Merit no OneShow deste ano, somente há alguns dias virou assunto na internet a peça impressa abaixo, em que a WWF diz que o tsunami na Ásia matou 100 vezes mais pessoas do que o ataque ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. O anúncio mostra dezenas de aviões indo em direção a Manhattan e colisão iminente.

É a conhecida tática de usar uma tragédia para dizer que a outra tragédia merece mais a nossa atenção. Isso já foi feito dezenas de vezes na propaganda, mas é claro, mexer com o 11 de setembro é inadmissível para os primos ricos do norte.

Com a polêmica instalada, a WWF condenou a peça e disse que jamais viu e aprovou a criação. A DM9 distribuiu nota declarando que “O anúncio Tsunami para a WWF Brasil foi criado em dezembro de 2008. A agência se desculpa a todos que foram afetados ou ofendidos com o anúncio. Este anúncio nunca deveria ter sido feito e não retrata a filosofia desta agência”.

A mídia também se voltou contra o One Club, por ter premiado a peça, e em declaração ao NY Daily News, a DDB Brasil usou a velha saída de “os responsáveis pelo anúncio já não trabalham mais na agência”.

Mesmo com a grande cobertura de jornais e emissoras de TV dos EUA sobre o assunto, o golpe mais veemente veio do apresentador Keith Olbermann da MSNBC. No programa “Countdown”, ele coloca a equipe da DDB Brasil na lista das piores pessoas do mundo, e finaliza dizendo que espera, francamente, que o CEO da agência “morra de fome nas ruas”.



Viu crianças, um dia, aquele anúncio-fantasma da sua pasta pode se voltar contra você. O The Dog & Pony Show diz como poderemos acabar com as peças fake para sempre.

A Brainstorm #9 tiveram acesso também ao comercial dessa campanha. Você pode assistir abaixo. A data de produção, indicada na cartela do vídeo, aponta 6 de maio de 2009.

A DM9DDB solicitou ao YouTube a remoção do vídeo. Acho engraçado, pois a agência alegou que não fez o filme, mas tirou o vídeo por “reivindicação de direitos autorais”. De qualquer forma, atualizei o post. Assista abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário