quinta-feira, 7 de julho de 2011

SuperSurf ASP World Masters Championship em julho

Os primeiros ídolos do surfe mundial serão as grandes atrações do SuperSurf ASP World Masters Championships nos próximos dias 26 a 31 de julho no Rio de Janeiro. Depois do retorno triunfal da etapa brasileira do ASP World Tour, com a vitória emocionante do novo número 1 do mundo, Adriano de Souza, a capital carioca agora vai sediar o evento para os surfistas que já fizeram história no esporte. Os títulos mundiais Master e Grand Master voltarão a ser disputados depois de longos dez anos e o palco será a igualmente histórica Praia do Arpoador.

O surfista Tom Curren já está confirmado no evento

O berço do surfe brasileiro participou do início do Circuito Mundial na década de 70, com alguns campeões da etapa brasileira na época já estando confirmados no SuperSurf ASP World Masters 2011. A Abril Midia adquiriu os direitos de realização do Mundial Masters da Association of Surfing Professionals (ASP) pelos próximos três anos no Brasil e vai oferecer uma premiação recorde para a categoria nesta primeira edição no Rio de Janeiro.

A competição distribuirá um total de 220 mil dólares com patrocínio da Peugeot e da Hang Ten, uma das pioneiras na confecção de roupas e acessórios para a prática do surfe no mundo. Foi criada em 1960 no Sul da Califórnia (EUA) por Duke Boyd e pela costureira Doris Boeck, que bordou dois pés dourados na frente dos primeiros calções fabricados especialmente para surfistas. O desenho simboliza a clássica manobra dos dez dedos dos pés no bico dos pranchões da época, que é utilizada até hoje pelos surfistas em competições de Longboard.

A Peugeot já patrocina as três etapas do SuperSurf Internacional 2011 e a novidade no SuperSurf ASP World Masters é a marca Hang Ten no evento que também resgata a história do esporte. A premiação será dividida para as duas categorias: a Master, dos participantes com idade entre 36 e 49 anos, e a Grand Master, para 50 anos ou mais. Até a última edição, em 2001 na Irlanda, os limites eram de 35 a 44 anos na Master e 45 ou mais para a Grand Master.

Surfistas confirmados

Na categoria Master, um verdadeiro mito do esporte já está confirmado, o tricampeão mundial Tom Curren. Detentor de vários recordes da ASP quando abandonou o circuito em 1992, todos batidos por Kelly Slater na Era do ASP World Championship Tour iniciada no mesmo ano, o californiano ainda é o único da história a festejar títulos nas categorias Junior e Open do Mundial Amador antes de ser campeão do Circuito Profissional da ASP.

Falta o Master para Tom Curren continuar o seu ciclo de conquistas e ele chegou bem perto disso em 2000 na França, mas perdeu a grande final para o australiano Gary Elkerton, outro que já está garantido no Rio de Janeiro. O Brasil também vai disputar o título no SuperSurf ASP World Masters Championship 2011. Fábio Gouveia, Teco Padaratz, Peterson Rosa e Victor Ribas, já fazem parte da lista principal dos vinte selecionados pela ASP para a categoria Master, de acordo com as participações no Circuito Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário