terça-feira, 29 de março de 2011

Tiago Leifert x Twitter

Tiago Leifert, uma das grandes estrelas do jornalismo da Globo, se irritou com alguns seguidores no Twitter, abandonou a ferramenta e voltou soltando críticas virulentas aos seus detratores. A resposta dos internautas a todo o imbróglio, mais uma vez, colocou em xeque a imparcialidade do jornalista e da emissora, e incendiou uma insatisfação que já era sentida por outros profissionais da casa.

A personificação das críticas a uma empresa, no caso um canal de TV, são comuns no Twitter. Mas a pressão sobre a Globo cresceu nas últimas semanas por conta do noticiário dominante no futebol brasileiro.

A emissora abandonou a licitação do Clube dos 13 e está negociando os direitos de transmissão separadamente. Até o momento, tem dez clubes sob um contrato que é amplamente questionado pela entidade comandada por Fábio Koff, e ameaça seguir avançando nos bastidores. Em sua programação, o canal evita o assunto e, quando é obrigado a citá-lo, não entra em detalhes para evitar maiores transtornos.

Ao mesmo tempo, viu crescer a ira dos são-paulinos na última terça-feira (22/03),quando a tabela do Campeonato Brasileiro deste ano foi divulgada. O clube do Morumbi terá só cinco jogos na TV aberta no primeiro turno, contra 14 do Corinthians, 12 do Palmeiras e seis do Santos.

O baixo número irritou a torcida, que viu nisso uma forma de pressão em Juvenal Juvênio, presidente do São Paulo e aliado do Clube dos 13. Pelo Twitter, os mais exaltados criaram o termo #SPFCMaiorGloboCBF para espalhar as mensagens de indignação contra a Globo, que, na visão do público, teria agido em conluio com a CBF.

A irritação, como não poderia deixar de ser, respingou nos profissionais. Tiago Leifert, apresentador da versão paulista do Globo Esporte, foi um dos alvos mais fáceis, mas outros nomes como André Rizek e Mauricio Noriega, ambos do SporTV, também foram bombardeados com questões e acusações sobre o assunto.

O resultado é que termos como #ForaGlobo e #CPIdaCBF voltaram ainda mais fortes. Este último, inclusive, chegou a gerar um comentário de Leifert. Cobrado por um usuário sobre a razão de não fazer matérias sobre a iniciativa do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), que quer investigar Ricardo Teixeira na Câmara, o jornalista disse que só cobriria o assunto quando a CPI saísse do papel.

A fala de Tiago Leifert irritou ainda mais os internautas, que imediatamente ligaram a “paciência” global com o assunto a uma proteção à CBF, totalmente repudiada pelo jornalista. Os usuários agora tentam aumentar a pressão boicotando a rede.

Na última quarta-feira (23/03), a iniciativa já foi posta em prática no jogo entre Paulista e São Paulo. Os fãs são-paulinos prometeram acompanhar o duelo em outro canal, para mostrar indignação à Globo. A medida não impactou a audiência, mas os fanáticos pretendem seguir com o protesto.

Fonte: UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário