quinta-feira, 17 de março de 2011

“Robozão baiano”, uma ferramenta de marketing de guerrilha que vem sendo explorado por empresas de vários segmentos

Um robô de 2,4 metros de altura, que dança ritmos baianos, adentra feiras e exposições realizadas em todo o País, chamando a atenção e intrigando o público presente nos eventos. Trata-se do “Robozão baiano”, uma ferramenta de marketing de guerrilha que vem sendo explorado por empresas de vários segmentos, ávidas por conquistar públicos e delimitar espaços no coração e na mente de cada consumidor.

Robozão com o cantor Will.I.am no Camarote Skol no Carnaval de Salvador 2011.

O Robô foi criado a partir do princípio mais básico de uma ferramenta de guerrilha: atrair mídia espontânea e entrar no imaginário popular sem assumir de forma clara que se trata de estratégia de marketing. Para ganhar vida, o robô utiliza técnicas animatrônicas, as mesmas utilizadas em efeitos especiais no cinema.

Dentro de uma variedade de segmentos econômicos, o Robozão é presença garantida em campanhas e eventos de empresas de tecnologia, entretenimento, cervejaria, refrigerantes, dentre outros. Por onde vai, a ferramenta conquista a atenção e simpatia de pessoas de todas as idades, preenchendo o imaginário coletivo com encantamento que só os super-heróis possuem.

A estratégia mercadológica dos clientes que optam por reforçar sua marca por meio do Robozão é a garantia do apelo personificado. “As marcas se associam à simpatia do robô, tomam o seu tamanho e se tornam fantásticas junto ao público”, justifica Lei Almeida, designer responsável pela criação do Robozão.

Desde o seu lançamento, no Carnaval de Salvador 2009, o Robozão já fidelizou cerca de 30 clientes e participou de mais de cem eventos, onde surge caracterizado pela marca do seu contratante.

O Robozão pode ser contratado por diárias de até três apresentações performáticas, que inclui a plotagem da marca do contratante e interação por voz ou texto gravado, além de músicas e luzes que embalam a dança com gingado baiano.

Fama

O robô experimentou a fama pela primeira vez, por intermédio de Ivete Sangalo. A cantora gostou da performance do robô no Carnaval de 2009 e chamou a atenção da mídia televisiva para a atração. O resultado foi aparições nas telas das principais emissoras de TV que cobriam o evento. E este ano marcou presença no Camarote Quem Ivete Sangalo.

O Robozão baiano incentivou a paz no Camarote Quem Ivete Sangalo.

Durante mais de 15 anos, o Robozão foi apenas mais um personagem das Histórias em Quadrinhos do seu criador, que desde a infância alimentava a ideia de um dia transformá-lo em um robô de verdade. E assim, depois de buscar inspiração em tecnologias e técnicas de fantoches, realizou o sonho de criança tirando o robô do papel. Depois de feitas as adaptações foi possível patentear o Robozão, tornando-o uma mídia de sustentação financeira de sucesso.

Hoje, Lei Almeida tem outros planos para a sua criação. Em 2011, o designer e empresário quer estrear o Robozão como apresentador de um programa de TV com entrevistas e clipes de estrelas da música baiana. E não para por aí. “O Robozão vai ganhar nova mídia, desta vez em forma de desenho animado”, anuncia.

Robozão em ação na Convenção da Coca-Cola em Goiânia em 2010.

O Robozão é uma criação da agência Atak Ideias Criativas de Salvador e, no Carnaval deste ano esteve como “garoto propaganda” da Skol e Camarote Quem Ivete Sangalo.

O Robozito é outra opção para as ações de guerrilha. Ele esteve com a Intel no Festival de Verão de Salvador.

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