terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Tetra Pak e Braskem assinam acordo para uso de plástico verde em embalagens cartonadas

Material será utilizado na produção de tampas plásticas. Projeto piloto entra em funcionamento em 2011

A Tetra Pak, líder mundial em processamento e embalagem de alimentos, assinou acordo com a Braskem, petroquímica líder na América Latina, para compra de polietileno de alta densidade (PEAD) feito de matéria-prima 100% renovável. O acordo representa o primeiro passo para a utilização de polietileno verde na indústria alimentar e de embalagens de bebidas.

A primeira planta de polietileno verde em escala comercial do mundo, localizada em Triunfo, no Rio Grande do Sul, entrará em funcionamento no último trimestre do próximo ano. As primeiras entregas à Tetra Pak estão previstas para o início de 2011. A nova unidade utilizará etanol de cana de açúcar para produzir eteno, a ser posteriormente transformado em polietileno, o tipo de plástico mais usado no mundo. O processo contribuirá para a redução global nas emissões de gases de efeito estufa quando comparado com o processo tradicional de fabricação do polietileno.

O acordo firmado garante o fornecimento, pela Braskem, de 5 mil toneladas de polietileno verde de alta densidade por ano, a partir de 2011, para a produção de tampas plásticas e lacres. O volume representa pouco mais de 5% da demanda total de polietileno de alta densidade da Tetra Pak, e é um pouco menos de 1% do total de compra de materiais plásticos.

“Ainda que seja um primeiro passo na direção do polietileno verde, esse projeto piloto representa um marco em nossa trajetória rumo à sustentabilidade e assinala nosso compromisso de encontrar novas formas para utilização de materiais renováveis em nossas embalagens cartonadas”, diz Dennis Jönsson, presidente e CEO da Tetra Pak.

“Nós estamos muito satisfeitos em sermos parceiros da Tetra Pak, disponibilizando uma alternativa renovável efetiva para o tradicional polietileno. Este é um novo passo em nossa parceria de longo prazo como um fornecedor global da Tetra Pak e demonstra o comprometimento das duas empresas com o desenvolvimento sustentável”, diz Bernardo Gradin, presidente da Braskem.

A Tetra Pak também é parceira do Programa Defensores do Clima, da WWF, e está a caminho de cumprir o seu compromisso de reduzir as emissões globais de carbono em 10% em termos absolutos, entre 2005 e 2010. No Brasil, a Tetra Pak acaba ser apontada como uma das 20 empresas mais sustentáveis do país pelo “Guia Exame de Sustentabilidade”. A escolha confirma que a companhia está entre as que desempenham um papel sustentável em seus negócios, mantendo o equilíbrio entre os negócios, o respeito ao meio ambiente e às pessoas.

A Braskem divulgou em 2002 seu Compromisso Público alinhado com a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, e foi a primeira empresa brasileira a aprovar a Declaração Internacional de Produção Mais Limpa. Desde 2005, a Braskem é listada no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa. Todas as suas plantas industriais têm a certificação ISO 14001. Neste ano, como parte do movimento de engajamento contra as mudanças climáticas, a Braskem assinou o Copenhagen Communiqué on Climate Change.

Nenhum comentário:

Postar um comentário