terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Lenovo Ideapad Y430

Bonito, potente, mas não muito barato. Nova linha de notebooks da Lenovo tenta superar a fama da antiga IBM de produzir computadores apenas para o mundo corporativo

A IBM, atual Lenovo, nunca foi destaque pelo design de seus notebooks, sempre quadradrões e razoavelmente pesados – e normalmente mais caros que máquinas com configuração parecida da concorrência. Com a nova linha Ideapad, a empresa quase conseguiu limpar sua reputação. Seus micros continuam caros, mas trazem alguns atrativos que podem fazer o consumidor pensar em levá-los pra casa.

O Ideapad Y430 é um dos novos lançamentos da marca no Brasil – além da linha Y, a Lenovo trouxe o netbook S10 e o intermediário G530. Todos saem de fábrica com câmera de 1.3 megapixels e bluetooth integrado, além do sistema Veriface e o One Key Rescue, mas o Y430 que recebemos para testes ainda conta com o processador Intel Duo Core de 2.20Ghz, 3 GB de memória RAM, HD de 200 Gb e saída HDMI, chegando a 3,4 pontos no índice de Experiência do Vista. Seu preço? A partir de R$ 2599.

Básico sim, mas potente - O Y430 não é apenas um notebook para o trabalho, mas também foi projetado para o lazer, principalmente vídeos – vide a saída HDMI e um inusitado subwoofer instalado na base do micro. E não decepciona. Logo que a tampa é erguida e o notebook ligado, uma série de botões sensíveis ao toque surgem na cor laranja. São os controles do DVD e áudio e da ventoinha.

Seu teclado é um dos mais agradáveis dos notebooks já testados por nossa equipe, mas - sempre existe um “mas” – a tecla de função fica espremida ao lado do Ctrl e por diversas vezes foi usada por engano. Outro “mas” é em relação à posição das saídas de som. Localizadas na base do notebook, não ajudam muito e deixam o som abafado quando a máquina não está sobre uma mesa. O problema é maior quando ouvimos apenas música, nos filmes a sensação foi mais agradável.

Já sobre a conectividade, nada temos do que reclamar. São três portas USB, uma firewire, leitor de cartões, Wi-Fi que pega de primeira – no S 10 tivemos que desabilitar o bluetooth para que ele encontrasse as redes disponíveis – e a bateria durou mais de duas horas na configuração de Alto Desempenho enquanto navegamos na internet e escrevemos este review. Em compensação, quando “abusamos” do DVD, a máquina ficou firme por cerca de 80 minutos até que pediu para que conectassemos uma fonte.

Belo acabamento – Esqueça aquela cara quadrada dos “antigos” Thinkpads. A linha Ideapad pode não ser uma revolução, mas traz design muito mais atraente e um belo acabamento. A tampa do Y430, com a superfície levemente áspera, é bonita, mas incomoda na hora de levar o notebook na mão. Sua parte interna, em compensação, é lisa, com os cantos arredondados e totalmente na cor preta.

Suas teclas, talvez o ponto mais forte do “micrinho”, são macias ao toque e, apesar de pequenas em comparação a um teclado comum, são extremamente confortáveis. A disposição das teclas também contribui para essa sensação. Por outro lado, o touch pad se perde – desculpem o pequeno trocadilho – facilmente. O cursor nem sempre obedece como desejamos. Outro detalhe que chegou a irritar foi a teimosia do compartimento de DVD em abrir a qualquer esbarrão.

A configuração também agrada, o notebook não engasgou em nenhum momento – claro que não abusamos com gráficos pesados, mas funcionou muito bem com o Fifa 2009. Outro ponto importante é que ele também não vem carregado de programas pré-instalados, como vários de seus concorrentes o fazem, deixando a inicialização mais rápida.

Na verdade, a nova linha de computadores da Lenovo é uma boa tentativa da empresa em pegar o consumidor comum, ainda mais que seus notebooks estão à venda em diversas lojas de departamento, deixando de lado a fama de ser um computador corporativo. E tem boas chances de conseguir o almejado. Por outro lado, enfrenta concorrentes de peso, como HP e Dell, que tem notebooks com configurações parecidas por preços mais em conta. Se não fosse este pequeno detalhe, estaria na próxima lista de compras de muita gente aqui na redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário