terça-feira, 7 de junho de 2011

Ford Connect

O público está sed convidado a conhecer uma Ford vista por outros olhos: os do consumidor. Batizada de “Ford Connect”, a nova campanha institucional da montadora é uma iniciativa inédita na indústria automotiva brasileira. Com a assinatura “Ford Connect, a história da Ford contada por pessoas como você”, a campanha é inovadora em vários aspectos: desde a forma como foi realizada, recrutando quatro consumidores nas mídias sociais para conhecer a empresa e seus produtos, até na escolha dos canais para sua veiculação, que vão além das mídias tradicionais.

Mais do que uma campanha publicitária, Ford Connect é uma atitude de marca. "A grande sacada desta campanha não é usar o depoimento de consumidores reais. É trazê-los para dentro da nossa casa e mostrar tudo, dos quartos à cozinha, ou seja, nossas fábricas, o campo de provas onde desenvolvemos e testamos nossos veículos, o atendimento na rede de dist ribuidores e os nossos produtos”, explica Maurício Greco, diretor de marketing da companhia. Para movimentar ainda mais a campanha, a Ford convidou 18 experts que se destacam nas redes sociais para acompanharem os consumidores nessa jornada pelo universo da empresa. Entre eles estão nomes como o da jornalista e blogueira Rosana Hermann, o fotógrafo J.R. Duran, o músico Roger Moreira, a apresentadora Astrid Fontenelle, o DJ Camilo Rocha e o empresário Michel Saad, proprietário do Club Disco. Cada um deles acompanhou os consumidores em um dia de gravação, participando de missões criadas para gerar a interação com a empresa e com seus produtos.


Segundo Fábio Brandão, diretor de criação da JWT, agência que desenvolveu a campanha, “a escolha por eleger ex perts do mundo digital tem duas funções prioritárias: apresentar e participar das missões que compõem os vídeos e também ampliar sua visibilidade. É uma ideia de mídia e criação ao mesmo tempo”. Além dos 18 experts das redes sociais, as missões desenvolvidas para a campanha também contaram com a participação especial de empregados da Ford. Eles dividiram com os consumidores um pouco das suas experiências nas mais diversas áreas da empresa, desde a manufatura, passando pelas iniciativas ambientais e pelo desenvolvimento e testes dos veículos.

No total, serão mais de 100 peças publicitárias para jornal, revista, internet, TV aberta e a cabo, que serão veiculadas em três fases: “Introdução”, “Tradução” e “Conclusão”. Na fase de “Introdução”, as peças apresentam os consumidores e suas primeiras impressões sobre a Ford. Na fase “Tradução”, serão exploradas as experiências vividas no universo Ford através dos quatro pilares da marca – qualidade, criatividade, segurança e sust entabilidade ¬– e as sensações que resultaram desse relacionamento. Na fase “Conclusão”, as peças terão como tema a visão dos consumidores sobre a empresa após passarem por todas as atividades realizadas ao longo campanha. A campanha Ford Connect estreia neste 7 de junho, tendo como foco os filmes produzidos especialmente para a internet. Na primeira fase, serão divulgados cerca de 10 vídeos no www.fordconnect.com.br, e publicados anúncios nas principais revistas de interesse geral e segmentadas. Além disso, serão veiculadas vinhetas de 5 segundos na TV, que antecedem os filmes com versões de 30 e 60 segundos que entram no ar em breve.

Fonte: Danielle Berti | Burson-Marsteller Brasil

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