terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sony cria programa de responsabilidade social

A Sony Eletrônicos anunciou que a linha de programação de seus computadores Vaio (excluindo os laptops com processador Intel Atom) agora vêm equipada com o software da IBM World Community Grid, com o objetivo de ajudar cientistas ao redor do mundo a resolver grandes desafios da humanidade auxiliados pela tecnologia.

O World Community Grid utiliza uma rede de computadores com potencial para ajudar cientistas a curar o câncer, combater a Aids, eliminar a fome no mundo, e desenvolver recursos energéticos. O poder coletivo de mais de 1,6 milhões de PCs dá aos cientistas o equivalente a um dos supercomputadores mais rápidos do mundo, acelerando as pesquisas por meio da análise de números e realizando simulações que levariam centenas de anos para serem executadas em computadores comuns.

Uma vez ativado, o software conecta usuários Vaio com o World Community Grid, a uma rede de PCs que reúnem o poder de processamento excedente para criar um supercomputador virtual gratuito a ser explorado pelos pesquisadores.

O programa detecta tempo ocioso em atividade de um computador voluntário e os dados pedidos de trabalho para um projeto específico do servidor do World Community Grid. Em seguida, realiza cálculos sobre esses dados, envia os resultados para o servidor, e solicita mais pedidos de trabalho. Cada cálculo realizado e cada PC adicionado aos cientistas geram informações críticas que aceleram o ritmo das pesquisas.

O World Community Grid atualmente recebe sete resultados computacionais de computadores de voluntários a cada segundo do dia – um total de mais de 500 milhões – desde iniciado o World Community Grid há seis anos.

De fato, se o World Community Grid fosse apenas um computador, teria realizado os cálculos para o equivalente a 392 mil anos. Com centenas de milhares de voluntários se unindo, as possibilidades são infinitas. Para se cadastrar e juntar-se à causa, basta ao voluntário acessar o site e fazer o download do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário