sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Nova Montana: cara de Agile, força de Montana.

Chevrolet acaba de apresentar o segundo veículo da Família Viva, a nova picape Montana. A frente é a mesma do hatch Agile, lançado exatamente há um ano, em 2009.

Serão duas versões: a LS, mais voltada para o trabalho; e a Sport, para o lazer. A capacidade de carga é um dos diferenciais: 758 kg, segundo a Chevrolet. Já a caçamba suporta 1.100 litros. Uma cor exclusiva faz parte do mix da picape: verde jasper.

Lançamento da picape teve como cenário o litoral sul de Pernambuco, em Porto de Galinhas, passando pelo complexo portuário de Suape

O motor é igual para as duas versões: 1.4 litros, com potência de 102 cv (alcool) e 97 cv (gasolina). O consumo médio: 13, 6 km/l, também segundo a Chevrolet. Preços divulgados da versão LS: começa em R$ 31.990, passando para R$ 34.435, depois R$ 37.653 e finalizando em R$ 39.933, de acordo com o pacote de equipamentos.

Visão do motorista: interior tem visual azulado, o mesmo do hatch compacto Agile, lançado ano passado

Já a Sport tem o preço de R$ 44.040,00, com computador de bordo, sensor crepuscular, rodas de 15´ de liga leve, piloto automático. A expectativa da marca é de vender 3.500 unidades por mês do mix de versões.

A versão LS tem protetor de caçamba e de cárter, para-choques na cor do veículo, rodas 14´ e quatro configurações diferentes. A Sport tem freios ABS/Airbag, regulagem de altura do volante, dentre outros equipamentos.

Impressões

O test-drive foi de 70 km, partindo de Ipojuca (PE), município onde está localizada a Praia de Porto de Galinhas, em direção ao Complexo portuário de Suape, e voltando para a praia. O já conhecido motor do Agile se mostrou disposto, apesar da caçamba não estar com carga. Transmissão tem engates certeiros e a suspensão elevada é digna de elogios. Posição de dirigir privilegia a visibilidade.

O interior do carro tem boas soluções. Estão espalhados lá 25 porta-objetos, e atrás do banco há capacidade para 164 litros, o que possibilita levar compras de supermercado e malas de viagem pequenas. Bom para o motorista e para o passageiro. Ao reclinar o encosto do passageiro outra boa surpresa: vira uma mesinha de trabalho onde o notebook pode ser usado com comodidade. Desde que o carro esteja parado, é claro. A Nova Montana foi produzida na fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP).

Para produzir a picape, a fábrica estreou um novo sistema de fechamento de solda da carroceria, batizado de Sistema Global de Estruturação e Fechamento Flexível, já utilizado nas unidades da GM nos Estados Unidos, México, China, Coreia do Sul e Alemanha.

O vice-presidente de Manufatura da GM na América do Sul, Eugênio Pinheiro, explica que neste sistema o assoalho e o piso são feitos em mesas de geometria que transportam o veículo desde o início da produção da peça até o fechamento da carroceria, reduzindo o tempo de execução do processo e mantendo a qualidade.

Rivais

A briga pelo consumidor de picapes pequenas pegou fogo com a chegada da nova Strada. Depois dela, a Volkswagen apresentou a Saveiro, e a Peugeot a Hoogar. As três foram testadas por nós e se mostraram excelentes opções. A Montana renovada chega com disposição e o original "step side" (degrau lateral), pioneirismo da marca que virou referência e foi imitada pela concorrência - Hoogar e Saveiro.

O mercado de picapes representa hoje 6,6% do total de carros vendidos no Brasil. A capacidade de carga é o trunfo da Montana. Suas rivais levam 742 kg (Hoogar), 715 kg (Saveiro) e 705 kg (Strada).

A GM espera que a nova Montana venda 15% a mais que a antiga. A versão anterior teve 25.334 unidades vendidas de janeiro a agosto, segundo dados da Fenabrave. A Strada vendeu 72 mil unidades, e a Saveiro quase 40 mil. Mas uma surpresa a montadora guardou na manga: deverá revelar uma versão com visual fora de estrada e talvez com o bloqueio eletrônico do diferencial, a exemplo da Strada.

Novos acessórios foram desenvolvidos para o veículo. No visual, lâmpadas para faróis, lanternas e farol de neblina, estribo, rack de teto, adesivos na coluna "B", rodas de alumínio, aros 14´, 15´ e 16´ com desenhos exclusivos.

Outros como porta-óculos, extensão de console, tapete de carpete, estribos, kit de direção hidráulica e capota marítima (versão LS), para quem quer personalizar o carro.

Ficha técnica
Motor: 1.4 litros, flex
Potência: 102 cv (alcool) e 97 cv (gasolina)
Transmissão: Mecânica, 5 velocidades
Caçamba: 758 kg/1.100 litros
Consumo: 8,6 km/l na cidade e de 11,5 km/l na estrada, quando abastecida com álcool
Preços: LS: R$ 31.990/, R$ 34.435/ R$ 37.653/ R$ 39.933. Sport: R$ 44.040 (Base SP)
Fonte: Chevrolet

Cronologia
2003 - Lançamento da Montana em uma versão e dois estilos: Sport e Off-Road
2004 - Lançada a Versão Conquest
2007 - Introdução do motor 1.4 Econo.Flex para a Conquest e motor 1.8 flex para a Sport; lançamento da Montana Combo
2009 - Versões Arena e Sport, com motor 1.4 flex
2010 - Nova Montana

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=862911

Fotos desse post e Matéria do Jornal são de autoria de
ANDRÉ MARINHO
O Editor viajou a Ipojuca (PE) a convite da General Motors (GM)

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