por rafael||queiroz - reginorafael@gmail.com
O Fantástico apresentava o percurso que o economista Gabriel Buchamann e seus últimos passos no interior do Maluí, onde escalou o Monte Mulanje. Ele queria conhecer de perto a vida das pessoas pobres. Uma espécie de coleta de informações e vivência para o doutorado em políticas públicas que começaria em setembro nos Estados Unidos. Em um ano conheceu 26 países.
Bem, o fato é que a vila de Mulanje, ao pé da montanha, é um retrato da pobreza. As casas não têm energia elétrica, nem saneamento. Nas feiras de rua, é comum ver espetos de rato à venda. Os moradores trabalham em plantações de chá ou como guias para turistas. O Malauí é um dos 20 países mais pobres do mundo: 64% dos habitantes são analfabetos. O intrigante é que durante as gravações no local, observamos uma enorme placa da Coca-cola conforme a foto abaixo. Sendo que além de um local de difícil acesso a população é muito pobre.
Não quero comentar as implicações sociais e economicas do fato, mas apenas deixar a indagação sobre o alcance desta marca.
Confira a reportagem do Fantástico através do vídeo a seguir:
Nenhum comentário:
Postar um comentário