sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ale anuncia patrocínio ao Flamengo e promete guerrilha

Rede fecha contrato de três meses para levar a marca a todos os estados do Brasil
A rede de distribuidores de combustíveis Ale está buscando maior visibilidade de sua marca no país. Se tratando de Brasil, nada melhor do que usar o futebol para levar a marca para milhões de consumidores. Além disso, para chamar a atenção e fixar a Ale na lembrança dos brasileiros, a empresa aposta mais uma vez na ousadia e diferenciação das ações de guerrilha.

Com experiência no futebol após patrocinar alguns jogos do Vasco, o Botafogo entre 2004 e 2005 e todo o Campeonato Mineiro de Futebol deste ano, agora a Ale anuncia um patrocínio de – por enquanto – três meses com o clube de maior torcida no país: o Flamengo. Certo de que sua marca será vista por pelo menos 33 milhões de pessoas, número de torcedores do clube rubro-negro segundo dados do IBOPE, o presidente da rede, Marcelo Alecrim, comemora a grande visibilidade que o Flamengo tem em todos os estados brasileiros.

O contrato é curto. Com início em 1º de outubro e término no último dia do ano de 2009, Alecrim espera poder prorrogar o patrocínio para a próxima temporada. Segundo o presidente da Ale, as negociações já estão sendo feitas para prorrogar o contrato, porém é cedo para anunciar qualquer posição devido às eleições para a presidência do clube que ocorre no clube no fim do ano.

Marca na camisa e na mente da torcida
A marca será exposta na frente e atrás da camisa de futebol do Flamengo. Coincidência ou Marketing, fato é que no uniforme a Ale estará no lugar onde outra empresa do segmento de combustíveis, a Petrobras, esteve durante um longo período. “Acredito que o impacto será grande até porque uma concorrente nossa patrocinou o Flamengo por muitos anos e, por isso, a exposição da Ale dará um reflexo no mercado”, diz Carlos Cotta (foto), diretor de Marketing da Ale em entrevista ao Mundo do Marketing.

O contrato de patrocínio da rede distribuidora de combustíveis foi fechado no valor de R$ 3,5 milhões e faz parte da estratégia da empresa em investir em Marketing esportivo em 2009. Além do novo contrato com o Flamengo, a Ale mantém outros braços em Marketing esportivo como a Equipe Ale de Rally que concorre no Rally Internacional dos Sertões.

Assim como nas pistas e no campo de futebol, a Ale não pensa em outro resultado que não seja a vitória. Tudo que pudermos fazer para interagir com o torcedor do Flamengo será feito. “Faremos o possível para que o patrocínio não fique somente na camisa, mas também em ações com o consumidor”, afirma Marcelo Alecrim, presidente da rede, ao site.

Guerrilha virtual
Reconhecido como um admirador das estratégias de Marketing de guerrilha, Carlos Cotta já planeja impactar os torcedores de forma diferenciada. “As ações de guerrilha vêm completando a nossa estratégia de Marketing e já estamos desenhando algumas ações voltadas ao torcedor do Flamengo”, conta.

Além da guerrilha, a Ale acredita na internet como outro canal importante para disseminar a marca entre os jovens que, de acordo com Cotta, serão os futuros consumidores da rede. “Dentro da nossa estratégia temos as vertentes guerrilha e internet. No segmento de combustíveis, vimos que tinha um espaço grande para ocupar na internet porque nenhuma empresa do setor possui um site moderno, interativo, voltado ao público jovem. Ocupamos este espaço e estamos procurando nos destacar neste sentido”, explica Cotta.

O contrato de patrocínio entre a empresa e o clube carioca consiste também em usar a imagem de jogadores para divulgar a marca Ale. Por isso, o diretor de Marketing da rede pretende usar a imagem de jogadores do Flamengo em eventos. “Teremos uma feira em setembro e é possível que a empresa utilize a imagem do Adriano ou do Maldonado – jogador que foi apresentado juntamente com o contrato de patrocínio com a Ale ontem, dia 27, na sede do clube - no estande da empresa. O objetivo é interagir com o público através de autógrafos e fotos com os torcedores”, adianta Carlos Cotta.

Estudo pode gerar longevidade
Até que o contrato entre em vigor, a Ale pretende reforçar o relacionamento com o torcedor flamenguista. De acordo com o presidente Alecrim, este é o momento de fazer planejamento para evitar erros nas ações de Markeitng. “Estamos estudando cada ação para não errar. Com o sucesso da estratégia é mais fácil seguir com o patrocínio ao Flamengo por mais tempo”, aponta.

Apesar dos três meses de patrocínio firmado entre as partes, Cotta não acredita que seja pouco tempo para expandir a marca no Brasil. “Se fosse uma estratégia apenas de patrocínio, certamente seria limitado. O importante é que haverá ações de guerrilha que vão potencializar este patrocínio”, completa.

Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/11,10997,ale-anuncia-patrocinio-ao-flamengo-e-promete-guerrilha.htm

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