sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Blu-ray: fabricas de discos e players já funcionam no Brasil

Preço começa a cair com investimentos da Microservice, Tec Toy e Sony

O sucessor do DVD começa a se popularizar no Brasil. Enquanto cada disco de DVD armazena 4 ou 8 GB, os de Blu-Ray tem capacidade de 25 ou 50GB, transformando o conceito de alta definição que estamos acostumados.

Como toda nova tecnologia, ela demora a ser difundida, tanto por questão do preço, quanto do conhecimento das pessoas sobre a novidade. Segundo dados da UBV (União Brasileira de Vídeos) em 2008 foram vendidas 97.198 unidades de discos blu-ray no Brasil. Entretanto, os dados entre janeiro e julho deste ano já apresentam um grande aumento: mais 110.748 discos chegaram aos lares brasileiros. “As expectativas de vendas são ainda melhores se levarmos em consideração a ótima projeção de aument
o da base instalada de Blu-ray players até o fim de 2009, principalmente com a produção nacional do player”, afirma o diretor-geral da Sony Pictures do Brasil, Wilson Cabral.

Para comprar um dos 400 títulos lançados no Brasil, o preço ainda é bem alto: cerca de R$ 90. Mas é possível encontrar filmes em promoção um pouco mais baratos. Os mais caros, não costumam passar de R$ 120. Já para comprar um aparelho, o investimento começa em R$ 890.


Assim como a maioria dos players (aparelhos que rodam o blu-ray), os discos também são feitos fora do país. As principais importadoras de discos são Disney, Europa, Fox, Paramount, Sony e Warner.


Entretanto, dois fatores podem ajudar na redução do preço até o final do ano: o primeiro é a fabricação em território nacional dos discos, que começa ainda este
ano pela Microservice. A empresa investiu R$ 10 milhões na fábrica de Manaus, que terá capacidade de produzir até 400 mil unidades por mês de discos de 25GB e 50GB.

O mesmo tem acontecido com os “tocadores”: a TecToy tem até agora o único aparelho fabricado no Brasil, lançado em fevereiro passado. O preço inicial do BR-700 que era de R$1,199, já cai
u para R$899,00, uma redução de 25%. Segundo a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) a produção nacional foi de 4.500 unidades até maio.

A Sony estima que a queda de preços já seja uma realidade nos EUA e Japão. Fernando Schneider, gerente de marketing da linha Bravia Theatre, da Sony Brasil diz que esta redução se refletirá no Brasil. “Em 2010, estima-se que o Blu-ray representará cerca de 50% do total do faturamento do segmento de home vídeo”, estima, sem dar valores.


A empresa também anunciou esta semana que
fabricará Blu-ray players no Brasil. O primeiro modelo, o BDP-S360 chega ao mercado em setembro e custará R$999. É importante lembrar que para aproveitar as 1080 linhas de resolução do sistema, é preciso também ter uma TV de alta resolução. Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/canais/relacoes-de-consumo/blu-ray-fabricas-de-discos-e-players-ja-funcionam-no-brasil/view

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