quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Como o Twitter matou um carro

Envolvida em um gigantesco processo de reestruturação, a General Motors decidiu não arriscar com um lançamento equivocado nos Estados Unidos e abortou o projeto de um novo carro depois que um protótipo foi duramente criticado no Twitter. A críticas, postadas por jornalistas, revendedores e os próprios funcionários da empresa, começaram a aparecer na rede social depois que a GM fez uma exibição pública do carro, um SUV compacto, no dia 6 de agosto (a única foto divulgada mostra só um pequeno detalhe). O carro foi produzido a partir de um outro modelo, o Vue, da marca Saturn, uma das mais micadas da empresa (e que deve ser vendida).

O principal problema do novo modelo é que ele não condizia com o conceito da marca Buick, a segunda mais luxuosa da GM (no portfolio de marcas da corporação fica logo abaixo da Cadillac em termos de prestígio). Frente à artilharia, GM optou por não arriscar. Ontem, o vice chairman da empresa, Tom Stephens, anunciou no blog da empresa que o lançamento do novo Buick estava cancelado. "Percebemos o impacto e a consistência das críticas ao modelo e o que decidimos dar em resposta é um bom exemplo da essência da Nova GM... agindo rapidamente, de forma vigorosa e ouvindo todos aqueles que tinham uma opinião a dar", escreveu Stephens no blog (veja aqui texto integral em inglês). Com seu post, o executivo deixa claro que a montadora não pretende repetir os erros do passado, quando criou verdadeiros monstrengos ao cruzar de forma indiscriminada conceitos de design e plataformas de suas oito marcas (veja aqui os dez mais bizarros).

Fonte: http://portalexame.abril.com.br/blogs/4p/listar1.shtml

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