Diante do aumento de blogueiros remunerados, Comissão Federal de Comércio dos EUA decidiu intervir no assunto para regulamentar o serviço.
Cada vez mais comuns, os blogs de consumo são compostos basicamente de conselhos sobre os artigos que valem a pena comprar. Seria uma adaptação saudável dos sites pessoais, se uma desconfiança não pairasse sobre eles: a de que alguns artigos têm o pagamento das marcas por trás.
Daniel Garcia é conhecido pelo apelido de “The Consumer King” (“O Rei do Consumidor”, em tradução livre) e colabora com o blog consumerqueen.com. Em um post, disse estar fascinado com o novo aspirador Platinum Collection Cordless Stick Vac da marca Hoover.
“Desde que abri a caixa até o momento em que aspirei o chão do quarto do meu filho, fiquei surpreendido”, escreve Garcia em uma das críticas publicadas no blog. “Não diga isso para minha esposa, mas, com este aparelho, não me importo de passar o aspirador”, acrescenta.
A fascinação de Garcia pela nova Hoover pode parecer real, mas uma olhada na normativa legal do blog faz com que surjam dúvidas sobre a sinceridade da opinião. Como a maioria dos blogueiros que falam sobre temas de consumo, os colaboradores do Consumer Queen recebem pagamentos de fabricantes em troca de comentários.
O blog se defende e garante que o pagamento não influencia na opinião. “Embora os donos deste blog obtenham uma compensação por seus artigos ou publicidade, sempre damos nossas opiniões honestas, crenças ou experiências sobre esses assuntos ou produtos”, asseguram os administradores.
Apesar de o leitor ocasional muitas vezes não saber disso, a maioria dos blogueiros não escrevem só por amor à blogosfera, mas também para obter produtos gratuitos e, em algumas ocasiões, elevadas compensações financeiras. Na prática, os blogueiros decidem se comunicam a seus leitores sobre sua relação com as empresas e o produto.
No entanto, a prática se popularizou a ponto de a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, em inglês) ter decidido intervir no assunto. O orgão pretende aprovar novas medidas que permitam controlar blogueiros e anunciantes mais de perto. Será a primeira vez na história que a FTC vigiará os blogs sobre temas de consumo.
“Se você entra em uma loja, você sabe que o vendedor é um vendedor”, disse à imprensa americana Rich Cleland, da divisão de práticas propagandistas da FTC. “Na Internet, o consumidor deveria saber se alguém tem uma motivação econômica para dizer o que está dizendo”, completa.
A nova normativa não se limitará a blogs convencionais, mas também a outros meios como a página de microblogging Twitter, onde alguns anunciantes pagam usuários para que escrevam comentários positivos sobre produtos. Mercedes Levy, responsável pelo commonsensewithmoney.com, diz que é necessário esclarecer suas intenções.
“Me parece uma boa ideia que as pessoas que escrevem um blog divulguem este tipo de relações a seus leitores”, disse Levy, cujo blog tem termos facilmente acessíveis, onde ela esclarece que recebe dinheiro por escrever suas opiniões sobre “produtos, serviços, sites e outros assuntos”.
No entanto, Levy não detalha sua relação com cada um dos fabricantes. “Comunicar cada uma das relações aos leitores interrompe o fluxo de comunicação e pode ser confuso”, defende. Alguns blogueiros consideram positivo que exista mais uniformidade nas normativas, mas acham que os padrões não deveriam ser ditados pela FTC.
Com informações da Agência EFE.
Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/canais/relacoes-de-consumo/blogs-de-consumo-estao-na-mira-das-autoridades-nos-eua/view
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