Em setembro de
A corredora de Piracicaba é parte de uma comunidade que congrega 1,2 milhão de esportistas em todo o mundo, o maior grupo de corredores já reunidos - apenas no Brasil são 34 000. Juntos, eles alimentam uma poderosíssima base de dados que permite à Nike entender no mais ínfimo detalhe a maneira como os consumidores usam seus produtos. Além de fornecer dados dignos de almanaque - como os de que a distância total percorrida pelos corredores equivale a 2 700 voltas ao mundo e os quilos queimados nos exercícios equivalem ao peso de dez Airbus A380 -, o Nike Plus transformou produto em serviço. Seu site na internet é o lugar em que aficionados de corrida de todo o mundo se encontram, trocam informações e se relacionam. A compra dos tênis e dos acessórios é a primeira etapa de uma cadeia de negócios que termina com o desenvolvimento de novos produtos, desenhados de acordo com as informações fornecidas por milhares de consumidores superexigentes.
A ideia de juntar uma das marcas esportivas mais prestigiadas do mundo com um ícone da indústria da tecnologia nasceu em 2004, quando os designers da Nike perceberam que o iPod, lançado em 2001, havia se tornado uma febre entre corredores. Alguns anos antes, a empresa desenvolvera com a Philips uma linha de MP3 players, mas com o iPod se abria uma nova fronteira. O que a Nike desejava era criar um aparelho que, além de tocar música, pudesse registrar os dados da corrida e transferi-los para um computador. O novo produto deveria ser simples, sem recursos complexos, como monitores de batimento cardíaco ou GPS. A linha básica era criar um sistema que permitisse ao corredor impor metas e superá-las. Nesse sentido, a exposição da performance na internet foi um motivador para um público fanático pelo esporte. Depois de lançado, o programa levou à criação de uma série de recursos, que vão de sites independentes utilizados para baixar dados do Nike Plus a ferramentas de divulgação das metas atingidas no Twitter. O sistema também permite disputas virtuais entre os participantes, como aconteceu durante a corrida Human Race, realizada pela Nike no fim do ano passado. Paralelamente à prova promovida em São Paulo, a empresa organizou uma corrida virtual para os usuários do Nike Plus de outras cidades. Para participar, eles deveriam correr a mesma distância da prova -
A massa de dados arquivados no site da Nike Plus pelos corredores de todo o planeta se tornou uma surpreendente base de informações para a empresa. Por meio do sistema, a Nike descobriu, por exemplo, que o dia mais popular para corridas é o domingo, que boa parte dos corredores costuma se exercitar no fim do dia e que os corredores estabelecem metas mais ambiciosas para suas corridas depois de feriados prolongados. Outro dado recém-descoberto é a média mundial de duração dos treinos: 35 minutos. Os técnicos também notaram que os corredores só são definitivamente cativados pelo sistema após o quinto treino, quando passam a comparar compulsivamente sua performance. Entre os dados há ainda curiosidades, como as músicas preferidas dos corredores para servir de trilha sonora para as corridas. No site, a Nike montou uma parada de sucessos chamada Powersong, em que os corredores de todo o mundo indicam sua música preferida. Atualmente, a parada é encabeçada por Eye of the Tiger, tema do filme Rocky III.
A Nike, é claro, anda bastante satisfeita com tamanha popularidade de seu produto. A empresa não divulga dados relativos a vendas, mas o Nike Plus já deixou de ser um produto de nicho da marca. Hoje, todas as novas linhas de tênis de alta performance já saem de fábrica preparadas para a adaptação do sensor. Apesar de não ser um produto exatamente acessível, a tecnologia hoje se enquadra no padrão de gastos dos corredores. Os tênis compatíveis com o sistema custam cerca de 500 reais e o kit com o sensor e o adaptador para o iPod Nano custa 89 reais - o iPod, cujo preço começa em 500 reais, não está incluído no kit. A Nike se prepara agora para lançar novos produtos agregados à linha. Um deles é uma pulseira que substitui o iPod, com lançamento no Brasil previsto para setembro. A despeito de todas as evoluções que o produto possa sofrer a partir de agora, a grande inovação do Nike Plus já está feita. Com o sistema, a Nike realizou o sonho de toda empresa com forte apelo de marketing - o de transformar o conceito que existe por trás de um produto em algo muito maior que o produto em si.
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