Há pelo menos dez meses, a crise financeira – até então restrita aos Estados Unidos – se alastrou pelo mundo e as principais economias globais entraram em recessão. Como medida para reduzir custos, muitas empresas optaram por terceirizar processos que não são o alvo de seus negócios. O outsourcing se tornou, então, o remédio para a cura de todos os males.
“Se for baseado em redução de custos, o outsourcing muitas vezes não dará o resultado esperado”, avaliou Richard Matlus, diretor de pesquisa do Gartner em evento realizado em pela consultoria na última quarta-feira (15/07), em São Paulo.
Embora o conceito tenha amadurecido ao redor do mundo e muitos executivos reconhecerem que o objetivo do outsourcing não é apenas reduzir custos, mas obter ganhos como escalabilidade e agilidade com as melhorias tecnológicas, houve um retrocesso com a crise mundial.
“O que aconteceu em 2009 é que demos dois passos para trás”, disse Cássio Dreyfuss, vice-presidente do Gartner para América Latina. “As empresas precisam abordar essa opção do ponto de vista estratégico, de qual ponto de vista o outsourcing faz sentido”.
Dreyfuss destacou ainda que o outsourcing pode ser um instrumento para navegar pela crise, mas é necessário analisar qual valor está trazendo e quais os riscos que podem ser enfrentados com a terceirização de determinado serviço.
“A falta de planejamento, metodologia, métricas, processos adequados e governança durante o outsourcing pode resultar numa série de desastres”, observou Dreyfuss, citando exemplos de companhias que contratam serviços de contact center nem sempre eficazes. Ele ressaltou ainda que um dos efeitos positivos da crise atual é o fim de “aventureiros”, que não vão sobreviver se não apresentarem um trabalho bem estruturado.
Para o alto - Durante encontro com jornalistas, executivos do Gartner anunciaram previsão de crescimento entre 10 e 12% nas despesas com outsourcing no Brasil para o ano de 2009. Na América Latina, a alta deve ser de 6%, enquanto o resto do mundo deve amargar queda de 4,3%.
Fonte: http://portalcallcenter.consumidormoderno.com.br/gestao/melhores-praticas/com-crise-outsourcing-vira-panaceia
* panaceia
s. f.
1. Pretenso remédio universal para todos os males físicos e morais.
2. Fig. Tudo aquilo que se considerava válido para resolver qualquer problema.
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