Um dos maiores jogadores da história do São Paulo, Raí, fala sobre marketing, fama e planos futuros
Se dentro de campo Raí entrou para a galeria dos maiores jogadores da história do São Paulo e do francês Paris Saint Germain, fora dele o ex-craque começa a mostrar sua faceta de empresário com projetos diferenciados, ao lado de seu sócio Paulo Velasco, na Raí Promoções e Participações.
Um deles, inaugurado em março de 2008, é a Sala Raí, um camarote vip dentro do estádio do Morumbi, onde Raí pode levar seus convidados a todos os jogos e shows realizados no local. Segundo o ex-jogador, o diferencial do espaço é que ele também pode ser utilizado mesmo quando o estádio não abriga nenhuma atração. “É um espaço diferenciado, multicultural e que não tem similar em nenhum estádio do mundo; pode servir tanto para eventos culturais como corporativos”, explica.
Idealizada pelo arquiteto Ruy Ohtake, a sala transporta os atributos da imagem que Raí deixou ao público para o espaço. Por isso, é aberto para visitação durante os dias da semana, já que no local também há objetos e camisas que o jogador conquistou e usou durante sua carreira. Com investimento de R$ 1,5 milhão, conta com os patrocinadores Caixa e Xerox, que têm cotas de lugares a cada atração.
No mesmo estádio do Morumbi, em sociedade com o São Paulo Futebol Clube, Raí está prestes a fechar um contrato para o lançamento de um buffet infantil, que também promete ser diferenciado, até por ligar o nome de um ex-ídolo do clube ao projeto, apesar de que, nesse caso, não deverão existir motivos que façam associação direta à imagem do jogador.
Para Raí, existem vantagens de realizar projetos após a uma carreira bem sucedida, como o fato de não existir cobranças com resultados. “Quando você está jogando, uma má fase pode atrapalhar em seus negócios fora de campo, principalmente se sua imagem estiver muito ligada a esses empreendimentos”, diz. Tanto que, mesmo após quase uma década longe dos campos, o ex-jogador ainda é muito assediado por outras empresas.
Atualmente ele é garoto-propaganda da Caixa. Recebe cerca de 300 convites por ano para campanhas publicitárias, palestras e participação em eventos. “Esse número é quatro vezes maior do que eu recebia em 2001, apenas um ano após ter parado de jogar”, afirma.
Além do buffet infantil, o próximo passo da Raí Promoções e Participações é criação de um espaço com salas de cinema em São Paulo. O projeto, que deverá ser inaugurado em 2010 ou 2011, vai pela contramão dos atuais novos cinemas paulistanos, quase todos em shopping-centers, e será construído em um bairro da cidade ainda não definido.
O jogador também mantém há alguns anos a Fundação Gol de Letra, em parceria com o seu ex-companheiro de São Paulo, de Paris Saint Germain e de Seleção Brasileira, Leonardo. Reconhecida pela Unesco como uma instituição modelo, atende cerca de 1,2 mil crianças e jovens entre 7 e 24 anos, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
FONTE: http://www.revistamarketing.com.br/materia.aspx?m=262
Revista de Marketing - ED Junho de 2009
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