A TAM é patrocinadora e transportadora oficial da Seleção Brasileira e, ao realizar esta ação, contou com a participação de mais de mil internautas que enviaram suas frases para o site Paixão por Torcer (www.tam.com.br/paixaoportorcer).
A companhia aérea pôs uma imagem da aeronave no site para que os torcedores localizem suas frases no avião. “Essa foi a maneira que encontramos para levar não apenas os jogadores, mas toda a nação brasileira para a África do Sul”, destaca Manoela Amaro, diretora de marketing da TAM.
Além das mensagens pintadas na aeronave, mais de 1.500 vídeos de incentivo preparados por torcedores também foram encaminhados para o Paixão por Torcer. Os melhores foram selecionados e uma edição especial foi preparada pela TAM para que nossa seleção assistisse ao filme durante a decolagem.
Aquela corrente pra cima
Em junho de 2009, a TAM colocou no ar o website promocional Paixão por Torcer, que tem como objetivo promover ainda mais a paixão do brasileiro pelo futebol e abrigar todas as ações da companhia relativas aos patrocínios à seleção e à série A do Campeonato Brasileiro.
O site, que faz a contagem regressiva para o início da Copa, traz notícias sobre iniciativas relacionadas ao futebol e um espaço para as reportagens produzidas pela equipe TAM nas Nuvens, responsável pelo conteúdo de bordo das aeronaves na TV e na revista.
O Paixão por Torcer também oferece uma galeria com fotos dos eventos realizados pela TAM antes e durante os jogos.
Há ainda a seção "Downloads”, na qual os usuários podem baixar papéis de parede e descansos de tela. A opção “Games” apresenta um jogo virtual interativo por meio do qual os internautas podem brincar de futebol de botão escolhendo o time e desafiando o computador. Em breve, também entram no ar um aplicativo com toda a agenda de jogos da Copa e bolão.
Fernando Meirelles no leme
O trabalho publicitário que divulga o patrocínio da TAM à Seleção Brasileira vem sendo desenvolvido pela Young & Rubicam. O primeiro filme veiculado, intitulado “Conceito”, exibia uma mensagem institucional, com o objetivo de ressaltar que, ao levar a equipe Canarinho para a África ou qualquer outra Nação, durante uma competição, a companhia também está transportando “o orgulho de uma nação inteira para o exterior”.
Os filmes que compõem a estratégia serão veiculados até 24 de junho, tanto em canais aberto, como em TV por assinatura, sempre acompanhados de ações promocionais para os torcedores brasileiros antes e durante a competição na África do Sul.
Na fase da campanha intitulada “Reação”, além dos vídeos na composição de mais uma mensagem televisiva, entram na mídia os anúncios impressos em revistas e inserções em grandes sites da web brasileira.
Sob direção de Fernando Meirelles e de seu filho, Rodrigo Meirelles, os comerciais têm forte carga emocional e este que exibimos na TV Portal, mesclando as mensagens encaminhadas pelos brasileiros aos craques, falam aos nossos corações coisas que não sabíamos, embora pensássemos que soubéssemos. Uma delas é que nem sempre uma imagem vale mais que mil palavras, pois, neste caso, é demais importante, além de atentar para os rostos de todos os cidadãos que compõem o filme, ouvir com carinho todos os recados – e esperamos que nossos jogadores tenham recebido todos os recados com essa postura de caráter patriótico. Outra, refletindo em voz alta, é o poder de expressão que os meios tecnológicos finalmente estão repassando ao povos de camadas sociais invariavelmente tão oprimidas pelas circunstâncias financeiras individuais e comunitárias – como é bom poder ouvir e falar sem temer e sem sofrer por não ter os meios básicos, porém vitais, para que vozes se propaguem não num qualquer dia, mas no momento oportuno para que se estabeleça um diálogo sincero e transparente, fundamentalmente entre governantes e sociedade, entre autoridades e comunidades, entre os que têm e o que não têm, inclusive as palavras certas para dizer o que é preciso ser dito.
Sobre a TAM
A TAM lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de março com 41,8% de market share. A companhia voa para 4 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 82 destinos diferentes do território nacional.
A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 85,3% em março. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova Iorque, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru).
Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia.
A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelidade para companhia aérea no Brasil. Desde 1º de janeiro de 2010, o Programa TAM Fidelidade passou a ser gerido pelo Multiplus Fidelidade, que possui hoje 6,6 milhões de associados e já distribuiu 9,7 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.
A companhia aérea pôs uma imagem da aeronave no site para que os torcedores localizem suas frases no avião. “Essa foi a maneira que encontramos para levar não apenas os jogadores, mas toda a nação brasileira para a África do Sul”, destaca Manoela Amaro, diretora de marketing da TAM.
Além das mensagens pintadas na aeronave, mais de 1.500 vídeos de incentivo preparados por torcedores também foram encaminhados para o Paixão por Torcer. Os melhores foram selecionados e uma edição especial foi preparada pela TAM para que nossa seleção assistisse ao filme durante a decolagem.
Aquela corrente pra cima
Em junho de 2009, a TAM colocou no ar o website promocional Paixão por Torcer, que tem como objetivo promover ainda mais a paixão do brasileiro pelo futebol e abrigar todas as ações da companhia relativas aos patrocínios à seleção e à série A do Campeonato Brasileiro.
O site, que faz a contagem regressiva para o início da Copa, traz notícias sobre iniciativas relacionadas ao futebol e um espaço para as reportagens produzidas pela equipe TAM nas Nuvens, responsável pelo conteúdo de bordo das aeronaves na TV e na revista.
O Paixão por Torcer também oferece uma galeria com fotos dos eventos realizados pela TAM antes e durante os jogos.
Há ainda a seção "Downloads”, na qual os usuários podem baixar papéis de parede e descansos de tela. A opção “Games” apresenta um jogo virtual interativo por meio do qual os internautas podem brincar de futebol de botão escolhendo o time e desafiando o computador. Em breve, também entram no ar um aplicativo com toda a agenda de jogos da Copa e bolão.
Fernando Meirelles no leme
O trabalho publicitário que divulga o patrocínio da TAM à Seleção Brasileira vem sendo desenvolvido pela Young & Rubicam. O primeiro filme veiculado, intitulado “Conceito”, exibia uma mensagem institucional, com o objetivo de ressaltar que, ao levar a equipe Canarinho para a África ou qualquer outra Nação, durante uma competição, a companhia também está transportando “o orgulho de uma nação inteira para o exterior”.
Os filmes que compõem a estratégia serão veiculados até 24 de junho, tanto em canais aberto, como em TV por assinatura, sempre acompanhados de ações promocionais para os torcedores brasileiros antes e durante a competição na África do Sul.
Na fase da campanha intitulada “Reação”, além dos vídeos na composição de mais uma mensagem televisiva, entram na mídia os anúncios impressos em revistas e inserções em grandes sites da web brasileira.
Sob direção de Fernando Meirelles e de seu filho, Rodrigo Meirelles, os comerciais têm forte carga emocional e este que exibimos na TV Portal, mesclando as mensagens encaminhadas pelos brasileiros aos craques, falam aos nossos corações coisas que não sabíamos, embora pensássemos que soubéssemos. Uma delas é que nem sempre uma imagem vale mais que mil palavras, pois, neste caso, é demais importante, além de atentar para os rostos de todos os cidadãos que compõem o filme, ouvir com carinho todos os recados – e esperamos que nossos jogadores tenham recebido todos os recados com essa postura de caráter patriótico. Outra, refletindo em voz alta, é o poder de expressão que os meios tecnológicos finalmente estão repassando ao povos de camadas sociais invariavelmente tão oprimidas pelas circunstâncias financeiras individuais e comunitárias – como é bom poder ouvir e falar sem temer e sem sofrer por não ter os meios básicos, porém vitais, para que vozes se propaguem não num qualquer dia, mas no momento oportuno para que se estabeleça um diálogo sincero e transparente, fundamentalmente entre governantes e sociedade, entre autoridades e comunidades, entre os que têm e o que não têm, inclusive as palavras certas para dizer o que é preciso ser dito.
Sobre a TAM
A TAM lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de março com 41,8% de market share. A companhia voa para 4 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 82 destinos diferentes do território nacional.
A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 85,3% em março. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova Iorque, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru).
Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia.
A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelidade para companhia aérea no Brasil. Desde 1º de janeiro de 2010, o Programa TAM Fidelidade passou a ser gerido pelo Multiplus Fidelidade, que possui hoje 6,6 milhões de associados e já distribuiu 9,7 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.
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