terça-feira, 17 de novembro de 2009

Serviço de carsharing chega ao Brasil

Serviço de carsharing chega ao Brasil com a proposta de agradar aqueles que não querem ter carro mas ao mesmo tempo não abrem mão dele

O serviço de compartilhamento de carros já possui cem adeptos em São Paulo. Alternativa para quem utiliza pouco o automóvel ou para quem não quer se preocupar com a propriedade de um, o serviço consiste no acesso a carros espalhados pela cidade por demanda, com o pagamento feito por hora. Segundo Felipe Barroso, diretor da Zazcar, primeira empresas a operar o serviço no Brasil, o compartilhamento de carros chegou para complementar outros modelos de transporte e ser uma opção para quem dirige menos de 10.000 km por ano.

Veja, não é simplesmente um aluguel de carro. É uma alternativa à posse de um. “Quem dirige pouco, não necessita de um veículo próprio, com gastos fixos como impostos, manutenção e seguro. Além disso, o carsharing pode ser um complemento de outros meios de transporte”, explica Barroso. A idéia é que você “tenha” um carro apenas quando realmente for usar.
Em países da Europa e EUA, onde o carsharing já possui mais de 1 milhão de usuários, um único carro atende várias pessoas por dia e pode tirar de 6 a 20 veículos das ruas. Se tudo correr bem, a tendência é que o Brasil caminhe nessa direção. Pelo menos é o que Barroso torce. ”Verificamos uma tendência na utilização que se assemelha a outros países. Reservas mais longas para atividades de lazer e mais curtas, durante a semana, para atividades profissionais”, observa.
Cliente da Zazcar desde julho, o gerente de TI, Daniel Rondon Borin, diz que possuía um carro quando morava no interior de São Paulo, mas desistiu do automóvel ao chegar à capital. “Desisti devido aos custos agregados (seguro, manutenção, IPVA)”, diz. Para ir ao trabalho, Daniel caminha e utiliza o carsharing em outros momentos, como passeios, compromissos de última hora e urgentes.

Para usar o serviço, o cliente realiza um cadastro, opta por um dos planos e recebe em casa um cartão de acesso. “Com o cartão em mãos, ele faz a reserva do carro quando quiser, por telefone ou internet. Depois, é só se dirigir ao estacionamento onde o carro está, destravar o veículo com o cartão de acesso, pegar as chaves no porta-luvas e sair dirigindo sem se preocupar com gasolina, seguro e manutenção”, explica Barroso. Ao final da utilização, o cliente devolve o carro no mesmo ponto onde retirou.

Ainda em fase inicial no Brasil, o sistema da possui quatro pontos de estacionamento localizados próximos a estações da linha verde do metrô (Clínicas, Consolação, Trianon MASP e Brigadeiro). Os clientes podem escolher entre quatro modelos: Fox, Punto, Siena e Civic. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, a partir de R$ 22,00 a hora. Para aderir, é necessário ter idade mínima de 21 anos, cartão de crédito e carteira de habilitação há no mínimo dois anos.

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