quarta-feira, 6 de abril de 2011

Marcas britânicas planejam negócios no Brasil

Organizada pelo UK Trade & Investment (UKTI) no Brasil, braço comercial do governo britânico no exterior, a missão comercial British Lifestyle já traz resultados positivos em seu balanço. Na programação do evento, que aconteceu entre os dias 22 e 25/03, no Consulado Geral Britânico, em São Paulo, foram realizadas reuniões com o empresariado brasileiro, visitas ao varejo premium e seminário sobre o consumo nacional e seu processo de expansão.

As trinta marcas do Reino Unido que participaram do British Lifestyle ficaram entusiasmadas com o mercado premium brasileiro, principalmente com relação ao nível de sofisticação dos setores varejistas de moda e design de interiores. “O Brasil tem uma economia muito dinâmica, com elevadas taxas de crescimento, em particular no setor de luxo, mas também na emergente classe média. Ambos são importantes para o sucesso das empresas britânicas que visitaram o Brasil na missão British Lifestyle”, explica John Doddrell, cônsul geral Britânico em São Paulo e Diretor do UKTI no Brasil.

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As marcas varejistas Karen Millen, Debenhams, Mamas and Papas, Orla Kiely, Caramel e Lipsy relataram perspectivas promissoras para suas marcas e já estão com as negociações em andamento. As grifes Harris Tweed Hebrides e Holland & Sherry também tiveram boas avaliações de suas peças e coleções. As luxuosas malhas de cashmere e acessórios da Johnstons of Elgin despertaram interesse no mercado do luxo paulistano.

Executivos da Begg Scotland se reuniram com grandes varejistas e o potencial de negócios também é promissor. A Mackintosh, com sua elegante coleção de peças impermeáveis para dias de vento, frio e chuva, rotulada de rainwear, promete conquistar os moradores de São Paulo, cidade cujo clima às vezes se assemelha ao clima londrino. A marca também negocia com grandes redes varejistas brasileiras.

“As empresas participantes do British Lifestyle em São Paulo fazem parte do setor de Indústrias Criativas, um enorme segmento da economia do Reino Unido. Apenas o setor de moda movimenta US$ 34 bilhões em vendas e emprega 1,3 milhão de pessoas”, afirma Susan Haird, CEO do UKTI.

A marca de design de sapatos Kat Maconie, que já atua no País, está confiante em expandir seus negócios, depois dos contatos feitos no British Lifestyle. No segmento de design de interiores, a Walker Greenbank, com suas coleções icônicas de ilustres marcas de design, como Sanderson, Arlequim, William Morris e Zoffany, teve boa visibilidade no evento, por intermédio de seus papéis de parede e tecidos para interiores.

A empresa de antiguidades HRW Antiques avaliou como pequeno o mercado local para antiquidades, mas está prospectando um seleto nicho do mercado onde tem boas chances de ser bem sucedida. A feira 100% Design, promovida pela Reed Exhibitions, deve trazer empresas britânicas e europeias de design de interiores para o Brasil.

“Em outubro desse ano, o UKTI pretende organizar um seminário em Londres sobre o mercado de luxo do Brasil, para participantes britânicos e brasileiros”, finaliza Ron Archibald, diretor do projeto British Lifestyle no UKTI.

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