quinta-feira, 25 de junho de 2009

Metade dos internautas da América Latina é do Brasil

Estudo ainda afirma que país é o quinto colocado em número de pessoas que usam a rede no mundo.

Um em cada dez dos 1,6 bilhões de usuários de Internet no mundo está na América Latina – metade deles, no Brasil. É o que constatou um estudo feito pela Everis, consultoria de negócios e tecnologia da informação, em parceria com a Escola de Negócios da Universidade de Navarra (IESE Business School), e tomando como base as estatísticas da União Internacional das Telecomunicações (ITU).

Segundo o estudo, nove dos 44 países avaliados entre 2000 e 2008 aumentaram seu número de usuários a um ritmo superior a 40% por ano, incluindo Brasil, Colômbia, Cuba e Paraguai. No geral, porém, Paquistão e Marrocos apresentaram os crescimentos mais velozes, respectivamente 57,5% e 56,2% por ano.

Os países que concentram um número maior de usuários de Internet em todo o mundo, por sua vez, são China (285 milhões), Estados Unidos (234,4), Japão (89) e Índia (86,2). Somados à Alemanha, país europeu com maior número de usuários (61,9), correspondem a mais da metade do total mundial, quase 833 milhões, ou seja, 51,4%.

O Brasil, por sua vez, entra como o quinto país do mundo em número total de pessoas que navegam na rede. Já na relação entre abrangência de Internet e o PIB, países como o Brasil, Colômbia e Peru apresentaram índices bem acima do esperado, enquanto Argentina, Chile, México, Uruguai e Venezuela, por outro lado, apresentaram baixos números de usuários.

O estudo também revelou que, em 2008, 62% dos acessos a Internet no mundo foram feitos por banda larga. A América Latina apresenta a maior porcentagem, 79,2%. Entre os países avaliados, 19 têm mais de 90% das conexões em banda larga. A Coréia tem 100%, Suíça, França, Estados Unidos e Portugal têm 99% ou mais e Espanha tem 96,8%.

O Chile é o único país latino-americano nessa categoria, com 97,5% de suas conexões feitas por banda larga. A maior parte dos países da América Latina está na faixa entre 70% a 80% dos seus acessos feitos por banda larga. Em primeiro lugar, Colômbia (88,8%), seguido de Venezuela (85,4%), Brasil (84,9%), Uruguai (80,1%), México (80%) e Argentina (72,4%).

Fonte:
http://consumidormoderno.uol.com.br/canais/no-mundo/metade-dos-internautas-da-america-latina-e-do-brasil/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário